terça-feira, fevereiro 01, 2011

O Património em Santo Tirso


A Biblioteca comemorou o dia do Mártir Tirso, 28 de Janeiro, com a organização de uma mesa redonda subordinada ao tema: O Património em Santo Tirso.
A mesa foi constituída pelo Dr. Álvaro Moreira, director do museu Abade Pedrosa, e pelos alunos do curso de Artes, Turma 12ºF, Rafael Monteiro e João Sineiro; Elisabete Jesus Viana e Pedro Santos, 12ºG, do curso profissional de Turismo e pelo antigo professor da escola Dr. Nascimento Afonso. Teve como moderadora a professora Fernanda Pina.

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Livros sobre o Holocausto






O Diário de Anne Frank e o Pianista são dois livros que nos transportam para o cenário do Holocausto, na 2ª Guerra Mundial.

Podes requisitá-los na biblioteca da tua escola.

Dia Internacional de Memória do Holocausto




O Dia Internacional em memória das Vítimas do Holocausto, comemorado anualmente no dia 27 de Janeiro, foi criado pela Assembleia – Geral das Nações Unidas, através da resolução de 60/7 de 1 de Novembro de 2005.

Portugal resolveu “…associar-se à comemoração internacional, lembrando e homenageando a memória das vítimas que pereceram, assim como assumir o compromisso de promover a memória e a educação sobre o Holocausto…”

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Autor do Mês - José Luís Peixoto


Nasceu em 1974, em Galveias, concelho de Ponte de Sôr (Portalegre). É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês e Alemão) pela Universidade Nova de Lisboa. Publicou, durante vários anos, textos de poesia e prosa no suplemento DN Jovem. Foi, durante alguns anos, professor do ensino secundário, tendo dado aulas na Lousã, em Oliveira do Hospital e na Cidade da Praia, em Cabo Verde.
Foi vencedor do Prémio Jovens Criadores do Instituto Português da Juventude nos anos de 1998 e 2000. Em Outubro de 2000 publicou, na Temas e Debates, o seu primeiro romance, Nenhum Olhar, que lhe valeu de imediato um largo reconhecimento da crítica, plenamente confirmado com o facto de ter vencido, no ano seguinte, o Prémio José Saramago da Fundação Círculo de Leitores, e foi considerado finalista para a atribuição de dois dos mais importantes prémios literários desse mesmo ano: o Grande Prémio de Romance e Novela da APE e o Prémio do Pen Club.
É colaborador regular de vários jornais e revistas como o DN (Diário de Notícias), e o Jornal de Letras.

Livros Publicados:
Morreste-me (ficção, 2000)
Nenhum Olhar (romance, 2000)
A Criança em Ruínas (poesia, 2001)
Uma Casa na Escuridão (romance, 2002)
A Casa, a Escuridão (poesia, 2002)
Antídoto (ficção, 2003)
Cemitério de Pianos (romance, 2006)
Cal (ficção, 2007)
Livro (romance, 2010

Dia Mundial da Alfabetização



No dia 10 de Janeiro, na Biblioteca, a propósito da Comemoração do Dia Mundial da Alfabetização, as turmas do 12ºD e E realizaram um debate/mesa redonda.
Foram vários os temas em discussão: a relação analfabetismo/pobreza; a problemática da leitura e da literacia; a situação de Portugal no contexto europeu; hábitos culturais: desenvolvimento cognitivo e informação; literacia/ hábitos de leitura: o papel da família, da escola e das BE.
Os trabalhos realizados pelos alunos estiveram em exposição na BE.
Esta actividade foi uma iniciativa das professoras de Geografia B, Zaida Moinhos e Cristina Cruz, e Biblioteca Escolar.

quarta-feira, janeiro 12, 2011

quarta-feira, dezembro 22, 2010

Feliz Natal




A equipa da BE deseja a todos um Feliz Natal!

" Natal Expressionista" na Biblioteca



A turma do 12ºF, orientada pela professora Maria Fernanda Pina, decorou a biblioteca de uma forma muito original. Trouxeram até nós o expressionismo alemão e personagens retiradas dos contos dos irmãos Grimm.

sexta-feira, dezembro 17, 2010

Concurso de Leitura do PNL



Estão apurados os alunos que vão representar a escola na fase distrital do Concurso de Leitura do PNL.

7º Ano – Beatriz Leão, Turma D;
8º Ano – Jorge Azevedo, Turma C;
9º Ano – Sara Ribeiro, Turma B;
10º Ano – Ricardo Lima, Turma A;
12º Ano – Ana Vitória, Turma C.


A todos, Parabéns! E …boa sorte!

terça-feira, novembro 30, 2010

Fernando Pessoa

Há 70 anos, dia 30 de Novembro de 1935, desaparecia um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, Fernado Pessoa.

A sua obra é, hoje, estudada em todo o mundo.

Homenagem ao poeta António Gedeão


No Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de Novembro, a biblioteca não quis ficar de fora desta celebração e, em conjunto com o grupo 520, preparou uma homenagem ao poeta António Gedeão.
António Gedeão, pseudónimo do professor de Físico-química Rómulo de Carvalho, encontrou na ciência um modelo para a sua poesia.
As turmas do 11ºano G, Técnicas de Análise Laboratorial, e do 8ºano F estiveram na biblioteca, visualizaram um pequeno documentário sobre a vida e obra do poeta e ouviram a declamar o Poema para Galileu. Contribuíram para a sua homenagem com a leitura de alguns dos seus poemas: Lição sobre a água; Poema do alquimista e Pedra filosofal.
A Turma do 11ºano leu o poema “ Lágrima de Preta” e produziu a solução lá descrita, podendo, desta forma constatar a relação entre a poesia e a ciência, ao mesmo tempo que perceberam a sua dimensão social como um hino contra o racismo.

Sessão de Poesia com o poeta Albano Martins


No dia 19 de Novembro, o poeta e tradutor Albano Martins visitou a nossa escola e, na biblioteca, falou para as turmas do 10º ano A e F.
Albano Martins nasceu em 1930 na aldeia do Telhado, concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco. Licenciado em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professor do Ensino Secundário de 1956 a 1976. Presentemente, é professor na Universidade Fernando Pessoa, do Porto.
O poeta partilhou connosco o seu conceito de poesia, de poeta e criação poética e a sua experiência como de tradutor do poeta chileno Pablo Neruda. Daquele autor, traduziu algumas das suas obras, de entre as quais destacamos: O Canto Geral, Versos do Capitão e Cem poemas de Amor.
Ao longo do encontro, os alunos foram lendo poemas de Pablo Neruda em espanhol e poemas de Albano Martins.
Este encontro foi uma iniciativa dos professores de Língua Portuguesa, Espanhol e da Biblioteca Escolar.

terça-feira, outubro 26, 2010

«Eu também sou escritor»




Durante uma visita à biblioteca, os alunos do 7º ano ouviram a leitura de uma parte do conto “ o voo de Jika”, inserido no livro, Os da Minha Rua de Onjaki. Foram, depois, convidados a terminar a leitura do conto e criar outro fim para a história.

O melhor trabalho foi do aluno:

Fernando Oliveira, nº9, do 7ºF.

Parabéns ao vencedor!

Publicamos aqui o texto:

- Tens a certeza? – olhei para baixo

- Sim! – respondeu Jika

- Jika, eu não salto, mas vou lá para baixo e amparo-te na queda. Está bem? - Propõe Ndalu .

- Claro!

O Jika estava confiante. Tomou lanço e atirou-se que nem um peixe.

Eu, em baixo, olhei para cima.

- Jika, ainda não estou pronto!!!!! Gritei desesperado.

Corri, a tentar agarrá-lo, mas não fui a tempo.

- Ai, ai, aiii !

- Eu disse que não devias ter saltado! - Disse, atrapalhado.

O Jika partira o pé!

Ele foi parar ao hospital. A sua mãe passou-lhe um grande raspanete.

Passados alguns meses, o Jika já estava bom.

- Posso almoçar em tua casa? - Pergunta Jika

- Deixa-me perguntar à minha mãe!

- Sim, podes.

- Jika! Tu nem penses em ir ao telhado!

- Ah!Ah!Ah!

- Não brinques!