quinta-feira, maio 19, 2011

Comemoração do 25 de Abril de 1974

A Biblioteca Escolar comemorou a Revolução de 25 de Abril de 1974 com uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos das turmas de 9º ano orientadas pelas professoras Angelina Pinho e Paula Rodrigues. Os trabalhos basearam-se em relatos de familiares e amigos dos alunos que vivenciaram os últimos anos do Estado Novo e a passagem para o regime democrático. Estiveram também expostos materiais deste período, nomeadamente fotos da guerra colonial, moedas, notas, cadernetas militares, diplomas de diferentes níveis de instrução, revistas e livros alusivos ao tema, entre outros. Paralelamente realizou-se o Concurso Caça ao Erro sobre esta temática, inserido na actividade Máquina do Tempo.

terça-feira, maio 10, 2011

Semana da Poesia

Concurso de Poesia Experimental

terça-feira, abril 05, 2011

Semana da Leitura


"Na Semana de 28 de Fevereiro a 4 de Março, decorreu na Escola Secundária D. Dinis a Semana da Leitura, integrada no Plano Nacional da Leitura.
Nesta Semana da Leitura, foram dinamizadas várias actividades dirigidas a todos os elementos da comunidade escolar: alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação. Cada um dos dias da semana foi dedicado a uma língua e a escritores dessa língua: Português, Espanhol, Inglês, Alemão e Francês, respectivamente. Houve, ainda, diversas actividades que decorreram ao longo da semana, nomeadamente, a leitura de uma obra em todas as turmas do 3º ciclo, A minha turma adopta um livro; O Livro da Minha vida, apresentado pelos pais e encarregados de educação nas turmas dos seus educandos; leitura expressiva de textos por alunos na Santa Casa da Misericórdia; Café concerto à volta dos livros, representado por professores e funcionários, na biblioteca da escola, entre muitas outras.
Esta iniciativa teve como objectivo motivar os alunos para lerem mais e fomentar o seu interesse pela literatura, pela poesia e pela representação teatral."

Pedro Silva, nº22, 8ºB

domingo, março 20, 2011

21 de Março dia Mundial da Poesia e da Árvore









Cada árvore é um ser para ser em nós



Cada árvore é um ser para ser em nós
Para ver uma árvore não basta vê-la
a árvore é uma lenta reverência
uma presença reminiscente
uma habitação perdida
e encontrada
À sombra de uma árvore
o tempo já não é o tempo
mas a magia de um instante que começa sem fim
a árvore apazigua-nos com a sua atmosfera de folhas
e de sombras interiores
nós habitamos a árvore com a nossa respiração
com a da árvore
com a árvore nós partilhamos o mundo com os deuses

António Ramos Rosa

terça-feira, fevereiro 01, 2011

O Património em Santo Tirso


A Biblioteca comemorou o dia do Mártir Tirso, 28 de Janeiro, com a organização de uma mesa redonda subordinada ao tema: O Património em Santo Tirso.
A mesa foi constituída pelo Dr. Álvaro Moreira, director do museu Abade Pedrosa, e pelos alunos do curso de Artes, Turma 12ºF, Rafael Monteiro e João Sineiro; Elisabete Jesus Viana e Pedro Santos, 12ºG, do curso profissional de Turismo e pelo antigo professor da escola Dr. Nascimento Afonso. Teve como moderadora a professora Fernanda Pina.

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Livros sobre o Holocausto






O Diário de Anne Frank e o Pianista são dois livros que nos transportam para o cenário do Holocausto, na 2ª Guerra Mundial.

Podes requisitá-los na biblioteca da tua escola.

Dia Internacional de Memória do Holocausto




O Dia Internacional em memória das Vítimas do Holocausto, comemorado anualmente no dia 27 de Janeiro, foi criado pela Assembleia – Geral das Nações Unidas, através da resolução de 60/7 de 1 de Novembro de 2005.

Portugal resolveu “…associar-se à comemoração internacional, lembrando e homenageando a memória das vítimas que pereceram, assim como assumir o compromisso de promover a memória e a educação sobre o Holocausto…”

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Autor do Mês - José Luís Peixoto


Nasceu em 1974, em Galveias, concelho de Ponte de Sôr (Portalegre). É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês e Alemão) pela Universidade Nova de Lisboa. Publicou, durante vários anos, textos de poesia e prosa no suplemento DN Jovem. Foi, durante alguns anos, professor do ensino secundário, tendo dado aulas na Lousã, em Oliveira do Hospital e na Cidade da Praia, em Cabo Verde.
Foi vencedor do Prémio Jovens Criadores do Instituto Português da Juventude nos anos de 1998 e 2000. Em Outubro de 2000 publicou, na Temas e Debates, o seu primeiro romance, Nenhum Olhar, que lhe valeu de imediato um largo reconhecimento da crítica, plenamente confirmado com o facto de ter vencido, no ano seguinte, o Prémio José Saramago da Fundação Círculo de Leitores, e foi considerado finalista para a atribuição de dois dos mais importantes prémios literários desse mesmo ano: o Grande Prémio de Romance e Novela da APE e o Prémio do Pen Club.
É colaborador regular de vários jornais e revistas como o DN (Diário de Notícias), e o Jornal de Letras.

Livros Publicados:
Morreste-me (ficção, 2000)
Nenhum Olhar (romance, 2000)
A Criança em Ruínas (poesia, 2001)
Uma Casa na Escuridão (romance, 2002)
A Casa, a Escuridão (poesia, 2002)
Antídoto (ficção, 2003)
Cemitério de Pianos (romance, 2006)
Cal (ficção, 2007)
Livro (romance, 2010

Dia Mundial da Alfabetização



No dia 10 de Janeiro, na Biblioteca, a propósito da Comemoração do Dia Mundial da Alfabetização, as turmas do 12ºD e E realizaram um debate/mesa redonda.
Foram vários os temas em discussão: a relação analfabetismo/pobreza; a problemática da leitura e da literacia; a situação de Portugal no contexto europeu; hábitos culturais: desenvolvimento cognitivo e informação; literacia/ hábitos de leitura: o papel da família, da escola e das BE.
Os trabalhos realizados pelos alunos estiveram em exposição na BE.
Esta actividade foi uma iniciativa das professoras de Geografia B, Zaida Moinhos e Cristina Cruz, e Biblioteca Escolar.

quarta-feira, janeiro 12, 2011

quarta-feira, dezembro 22, 2010

Feliz Natal




A equipa da BE deseja a todos um Feliz Natal!

" Natal Expressionista" na Biblioteca



A turma do 12ºF, orientada pela professora Maria Fernanda Pina, decorou a biblioteca de uma forma muito original. Trouxeram até nós o expressionismo alemão e personagens retiradas dos contos dos irmãos Grimm.

sexta-feira, dezembro 17, 2010

Concurso de Leitura do PNL



Estão apurados os alunos que vão representar a escola na fase distrital do Concurso de Leitura do PNL.

7º Ano – Beatriz Leão, Turma D;
8º Ano – Jorge Azevedo, Turma C;
9º Ano – Sara Ribeiro, Turma B;
10º Ano – Ricardo Lima, Turma A;
12º Ano – Ana Vitória, Turma C.


A todos, Parabéns! E …boa sorte!