segunda-feira, setembro 28, 2009

Dia Europeu das Línguas




Hoje, a Biblioteca comemorou o Dia Europeu das Línguas com actividades diversas: jogos interactivos, exposições, questionários, leitura e ilustração de textos.
Foram muitas as turmas que participaram nas diversas actividades.
A equipa da Biblioteca agradece e congratula-se com esta participação tão expressiva.
Contamos convosco para futuras actividades.

Aproveitamos para informar que a próxima actividade ocorrerá no dia 1 de Outubro ( dia nacional da água, dia mundial da música e dia internacional do idoso).

terça-feira, setembro 22, 2009

A Geografia visita a Biblioteca com o “Principezinho”


Hoje, os alunos da turma 7º B e a Professora Carla Azevedo estiveram na Biblioteca a dramatizar um capitulo do livro: O Principezinho.



Parabéns pela vossa representação.


sexta-feira, setembro 18, 2009

Resultado do Concurso: Livro do Mês de Novembro


Trabalho Premiado:

"Iruvienne foi avisada, as pessoas viam qualquer coisa errada nela, uma premunição invisível, Iruvenne adormeceu a pensar nisso. Acordou, mas não acordou na cama, acordou numa terra distante que em tempos tinha sido destruída por bárbaros. Um homem veio ter com ela, era baixo, com longas barbas brancas como a neve e encaracoladas, tinha uma cara enrugada, como se tivesse mais de cem anos, e tinha uma capacidade invulgar; não falava , quer dizer ele falar falava mas não era pela boca, era através da mente.
- Olha á tua volta – disse-lhe ele.
Ela olhou, viu casas destruídas, sangue de pessoas inocentes derramado em cada parede que ainda tivesse ficado de pé, pessoas já mortas no chão e outras pregadas na parede que nem Jesus Cristo.
- Isto é o que vai acontecer ao teu reino, mas tu tens o poder de resolver isso, mas para isso tens de acreditar não só em ti mas também no teu povo.
- Mas como é que eu consigo parar os bárbaros e quando é que eles vão atacar o meu reino?
- Isso só tu podes responder - Disse-lhe o homem sábio afastando-se dela.
E com um estalar de dedos da sua parte ela acordou com lágrimas vermelhas a percorrer o seu rosto. Mas isso não a impediu, saiu a correr e pediu ao seu espião para montar o cavalo mais rápido que tivesse á sua disposição e fosse a galopar para a informar sobre os bárbaros. Enquanto aguardava a chegada do seu fiel espião pediu para reunir todas as tropas que estavam no reino e pediu-lhes também para se preparem para a batalha, mas do nada surtiu um ataque bárbaro. O espião tinha sido assassinado. Todas as tropas, todos os homens e mulheres e até crianças que constavam no reino entraram na batalha, e Iruvienne no cimo da sua torre assistia a tudo, via sangue por todo o lado e pessoas a ficarem sem vida e foi então que ao fundo da batalha o velho sábio que lhe aparecera no sonho estava lá, e disse-lhe o seguinte:
- O que é que estas a fazer?
E Iruvienne abriu os olhos para aquilo que se estava a passar e com um súbito ataque de fé, encheu o seu coração de amor e coragem, pegou na sua espada e foi para a batalha, perdeu a batalha mas não tinha perdido tudo, tinha tido a coragem de enfrentar a morte por mais dolorosa que ela possa parecer, e isto prova que um homem não é mais que uma mulher, porque uma mulher neste caso fez mais e teve mais coragem do que cem ou duzentos homens juntos."

FIM
Trabalho realizado pelo aluno:
Ricardo Jorge Coelho Lima
Turma:9ºD
Nº: 17


PARABÉNS!

quinta-feira, setembro 17, 2009

Poema para Galileu - António Gedeão (Mário Viegas)

É isso aí

Charles Aznavour, Nana Mouskouri - Mourir d'aimer

Cecília Meireles - O Retrato

Cântico Negro - José Régio (Mª Bethânia)

Histórias

Angelico Vieira - Namorada

Cartas de amor - Fernando Pessoa - Maria Bethania

Conselho Aos Alunos Para Tomada de Notas

Conselho Aos Alunos Para Tomada de Notas

Leitura Diferenciada

Leitura Diferenciada

A Lógica Boleana

A Lógica Boleana

Guião de Pesquisa de Informação

Guião de Pesquisa de Informação

Agradecimentos

Quero agradecer aos alunos do 12ºC, Jorge Costa e Rui Silva por terem colaborado na elaboração deste novo blogue.
Sem eles este blogue não seria possível.
Muito obrigada,
Prof. Dora Freitas
17 de Novembro de 2009

Um Passeio pela BE

Um Paseio Pela BE

Horário da BE - 2009/2010

2ªfeira: das 8:30h às 18:30h
3ªfeira: das 8:30h às 18:30h
4ªfeira: das 8:30h às 17h
5ªfeira: das 8:30h às 13:30h e das 14h às 18:30h
6ªfeira: das 9h às 12h e das 13:30h às 17h

segunda-feira, setembro 14, 2009

Equipa da BE

A equipa da Biblioteca deseja-vos um bom ano.
Aparece e partilha connosco:

Belas
Imagens
Boas
Leituras
Interessantes
Ocasiões para debater
Temas
Extraordinários e adquirir
Conhecimentos
Alargados

A equipa:
Prof. Dora Freitas
Prof. Manuela Dinis
Prof. Fernanda Pina
Prof. Teresa Fonseca
Prof. Ana Cristina

Assistente Operacional: D. Ondina Peixoto



domingo, setembro 06, 2009

segunda-feira, junho 08, 2009

Sugestões de Leitura para as férias

Agora que o ano está a findar gostaríamos de sugerir alguns livros para leres nas férias:

7º ano:
"História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar" de Luís Sepúlveda
"Dentes de Rato" de Agustina Bessa Luís
" O Mundo em que vivi " de Ilse Losa
"A Odisseia de Homero " de João de Barros
" O Menino e o Espelho" de Fernando Sabino

8º ano:
" A Lua de Joana" de Maria Teresa Maia Gonzalez
" O Voo do Falcão" de Daphne du Maurier
" Uma aventura inquietante" de José Rodrigues Miguéis
" Sexta- Feira ou a Vida Selvagem" de Michel Tournier
" Os Lusíadas de Luís de Camões" adaptação de João de Barros
" A Pérola " de John Steinbeck

9º ano:
" O Homem sem sombra" de António Torrado
"Crónica de uma Morte Anunciada" de Gabriel Garcia Marquez
" O Velho de lia Romances de Amor" de Luís Sepúlveda
" Orgulho e Preconceito " de Jane Austen
" Contos Fantásticos" de Edgar Allan Poe

Esperamos que estas sugestões sejam do vosso agrado.
Boas Leituras!

sexta-feira, maio 22, 2009

Concurso " Ilustrar uma história" - vencedores

Os vencedores do concurso " Ilustrar uma história" foram os seguintes:
Conto Bonifácio : Helena Carneiro e Sofia Araújo do 8º C
Conto Gato Malhado e Andorinha Sinhá : Marta Andrade do 8º E
Conto Abyssus Abyssum : Carla Almeida do 7º B
Outros trabalhos: Maria João 7º D

Parabéns a todos os participantes e aos professores que dinamizaram o projecto.

terça-feira, maio 05, 2009

Ilustrar uma história




O projecto " Ilustrar uma história", organizado pelo biblioteca com o objectivo de desenvolver competências de leitura nos alunos do 7º e 8º anos chegou ao fim. Os alunos leram os contos na disciplina de Estudo Acompanhado e desenvolveram a ilustração dos mesmos na disciplina de Educação Visual. Chegaram trabalhos criativos e muito originais.
Visita a biblioteca da nossa escola para veres os trabalhos.

quinta-feira, abril 16, 2009

Flores



A Primavera chegou à biblioteca.
Pelas estantes , paredes e cantos cheira ao perfume das rosas, do rosmaninho, da alfazema...
Os poemas de António Oliveira com ilustrações do artista plástico, Emerenciano, trouxeram a poesia e a primavera à nossa biblioteca.
É um autêntico jardim!

terça-feira, março 24, 2009

Manta de Poemas


A nossa manta está completa!!

Foram muitas as turmas que passaram pela biblioteca para colocar os poemas inéditos na manta.
Poemas alusivos à indústria têxtil, ao amor, aos pais, aos amigos...
Poemas divertidos, maliciosos, ingénuos... enfim de tudo um pouco.

Parabéns aos alunos, mais uma vez, pela vontade em participarem nas actividades da biblioteca e da Escola.
Os alunos deixam-nos orgulhosos.

segunda-feira, março 16, 2009

Fernando Pessoa


Na semana de 9 a 13 de Março, os alunos do 12º ano receberam alunos do 7º, 8º e 9º anos de escolaridade e motivaram estes colegas mais novos para a leitura de Fernando Pessoa. As actividades preparadas por estes alunos, sob orientação das professoras de português, foram diversificadas e muito interessantes. A qualidade das apresentações foi testemunhada pela Sra. Dra. Júlia Godinho, vereadora da Câmara Municipal, que visitou a escola no dia 10 de Março e ofereceu à biblioteca uma " trouxa de livros".
Fica aqui um agradecimento muito especial aos alunos do 12º ano e às suas professoras.

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Centenário de nascimento de Manoel de Oliveira


Está patente na nossa biblioteca uma exposição sobre a obra cinematográfica de Manoel de Oliveira.
Visita-nos e delicia-te com os trabalhos das turmas 11ºF e 12º G.

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Poesia está na Rua

Como sabes do dia 14 de Março ao dia 21 de Março decorre em Santo Tirso a actividade " Poesia está na Rua" e este é um momento importante de divulgação da poesia, da leitura, da escrita.
Este ano a nossa Escola participará com a "Manta de Poemas" e a "Cadeira de Fernando Pessoa".
Lançamos assim aos nossos alunos o repto de darem asas à imaginação e de escreverem poemas; poemas estes que vão "encher" a nossa manta!

Participem, tragam os vossos poemas! Vamos construir a maior manta possível!

10º D

Este ano a turma 10º D foi a turma mais Valentine!

Parabéns pelo empenho na actividade e participação nas actividades da Escola.

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Entrega do Correio de S. Valentim

As alunas da oficina de teatro percorreram as salas levando as mensagens de amor!
Foi muito divertido... ver algumas caras surpresas, contentes... apaixonadas.
Para receber a carta era necessário adivinhar o autor do poema que a aluna estava a declamar. Os nossos alunos provaram ser conhecedores de poesia portuguesa e estrangeira.
Parabéns a todos, principalmente aqueles que escreveram as missivas!

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Dia de S. Valentim

O DELÍRIO AMOROSO
Inda não bastam, minha voz cansada,
tantos ais que tens dado;
É necessário renovar queixumes,
Queixumes que o fero amor se agrada
De que zombando está meu duro Fado.
Gritemos, pois, frenéticos ciúmes,
Gritemos outra vez, que dos aflitos
São triste refrigério os ais e os gritos.
Bocage

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Oficina de Teatro

Dinamizamos na Biblioteca da nossa Escola uma oficina de teatro que já conta com cerca de 15 actores " altamente profissionais". se gostas de teatro e de passar uns momentos divertidos passa pela Biblioteca e inscreve-te na Oficina. Entretanto podes ver as fotografias dos nossos actores em acção!

Ensaio para a actividade da Câmara Municipal

No dia 9 de Fevereiro é abertura oficial do programa " Poesia está na Rua ", dinamizado pela Câmara Municipal de Santo Tirso, à comunicação social. A nossa Escola irá participar com um grupo de alunos. Se quiseres participar aparece amanhã, dia 3 de Fevereiro pelas 14.30h na biblioteca da Escola.

sexta-feira, janeiro 30, 2009


Celebração do Natal

A exposição " Os brinquedos da nossa infância " pretendeu transportar-nos ao mundo dos brinquedos antigos, aqueles brinquedos que já não se usam, que estão nos antiquários e nas lojas de velharias, no sótão... Aqui ficam os trabalhos dos nossos alunos.

Dia de S. Valentim

Como sabes no próximo dia 14 de Fevereiro comemora-se o Dia dos Namorados.
Tens na biblioteca da nossa Escola um marco de correio onde podes colocar a tua mensagem para o teu namorado ou para a tua namorada.
Escreve uma mensagem e participa na actividade.
As mensagens serão entregues pelo grupo de teatro com uma surpresa!

quarta-feira, junho 04, 2008

Férias

Agora que as férias se aproximam, não te esqueças que podes requisitar livros durante os meses de Junho e Julho. Aproveita o tempo para pores em dia aquelas leituras que gostarias de ter feito durante o ano lectivo.
Vem à biblioteca " investigar" aqueles livros que mais te interessam!!
Aparece!

5 de Junho - Conferência sobre Vieira da Silva

No ano do centenário do nascimento da pintora Maria Helena Vieira da Silva a nossa biblioteca promove uma conferência sobre a mesma pintora. A Escola Secundária de D. Dinis tem forte tradição nos cursos ligados às artes, assim é de todo necessário que os alunos aproveitem estas iniciativas para conhecer melhor a pintura portuguesa contemporânea.

quinta-feira, maio 15, 2008

15 de Maio

Conferência " O Mosteiro da Serra do Pilar e A Arquitectura Renascentista em Portugal".

A arquitecta Susana Matos Abreu dinamizou na nossa Biblioteca a conferência supra citada em articulação com a disciplina de História e Cultura das Artes leccionada pelo docente José Guilherme Abreu. Esta conferência insere-se no ciclo de conferências que se desenvolveu ao longo do ano.

9 de Maio

Dia da Europa

Com a intenção de divulgar o dia da Europa e promover a consciência para uma cidadania europeia esteve exposto na biblioteca material alusivo a este dia. O mapa da Europa e outro material fizeram parte da exposição.

25 de Abril

Esteve presente na biblioteca da Escola uma exposição sobre o 25 de Abril. As imagens retratavam momento da guerra colonial, do dia 25 de Abril de 1974 e ainda imagens da letra de " Grândola, Vila Morena" e de Zeca Afonso. Também estiveram expostos cartazes sobre o 25 de Abril. Paralelamente decorreu um pequeno concurso para quem quisesse observar as imagens com mais atenção e ganhar um lápis! Sempre útil para realizar os trabalhos da Escola.

Poesia está na Rua 14 de Março

Mais uma vez a nossa biblioteca se associou à actividade " Poesia está na Rua " organizada pela autarquia. Alunos , professores, pessoal não docente juntaram-se na biblioteca da escola para ouvir poesia associada ao tema " Ofícios". A actividade foi dinamizada pelos alunos; este ano com a novidade de termos declamação e representação. Ao mesmo tempo decorreu uma exposição associada ao tema elaborada pelos alunos do 12º E e uma aluna do 7º G. Muito interessante!

sexta-feira, novembro 09, 2007

15 de Novembro 2007, 10h 15m

"A talha no baixo Tâmega e no Vale do Sousa ( séculos XVII - XIX ). Do maneirismo ao Neoclássico."

Conferência orientada pelo Prof. Dr. José Carlos Menezes


21 de Novembro 2007 ( tarde) e 22 de Novembro 2007 ( manhã)

" Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Análises Laboratoriais motivam os mais novos para a ciência!"

Actividade orientada pela Professora Isabel Fernandes


28 de Novembro 2007, 10h 15m

" Imaginária Religiosa Barroca. Exemplos de Fé."

Conferência orientada pelo Prof. Dr. José Manuel Tedim

terça-feira, abril 25, 2006

Semana da Escola

Actividades na Biblioteca

26 de Abril

(11h00)

Joana da Conceição Sousa

Uma visão da Arte


27 de Abril

(15h30)

Ricardo Lopes e Ricardo Dinis

Uma visão das Ciências


28 de Abril

(ao longo do dia)

Leitura de excertos do romance

“Os Maias” de Eça de Queirós

segunda-feira, março 13, 2006

SARAU DE POESIA – 21 de Março de 2006


Aparece, às 10h 15m, na Biblioteca para participares nas comemorações do Dia Mundial da Poesia, da Floresta e da Árvore.

Sentir a vida

Como notas musicais
Que saltitam
Na partitura
As letras
Dão cor e som
Às palavras
Que cantam
Na folha branca
Do Poeta.

terça-feira, fevereiro 07, 2006

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Estudar na Biblioteca


Actividades

Um dos objectivos da Biblioteca é a realização de actividades diversificadas e de interesse dos alunos de todos os anos lectivos, do 7º ao 12º.

Aqui podemos ver o 7ºE e "o problema de peso do pai natal"


No natal leu-se poesia, o 10ºB e "hoje é dia de Natal" de António Gedeão,


e a inês do 9ºB


O teatro esteve presente num conto de natal "a velhota", que foi a Ana Cristina do 11ºB.