A exposiçãofoi visitada por 17 turmas (do ensino básico e secundário) e por todos os alunos que frequentaram a Biblioteca durante o período da exposição. Uma grande parte dos visitantes teve oportunidade de ficar a conhecer a vida e a obra do Conde de S. Bento, já que, num inquérito aplicado aos visitantes, a maioria "confessou" que nada sabia sobre este benemérito tirsense. A exposição foi muito apreciada por todos aqueles a visitaram.
A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.
No próximo dia 27 de Abril, entre as 15.15h e as 17:45h, a jovem escritora Teresa Silva protagonizará uma sessão literária dedicada aos alunos do ensino básico. Este encontro literário tem como objectivo motivar os alunos para a leitura e para a escrita.
Teresa Silva é natural da freguesia de Candoso Santiago, concelho de Guimarães. Tem 14 anos, está no nono ano, no Externato Delfim Ferreira, Riba D'Ave.
A Teresa sempre gostou de escrever histórias, desde a primária. Sempre foi responsável e organizada (pôs sempre em primeiro lugar os estudos).
Escrever sempre foi um hobby até que deu a ler a sua primeira história aos pais e professores. O apoio foi imediato e, com a ajuda do Dr. Barroso da Fonte, nasce assim o seu primeiro livro.
Sinopse do livro: Numa ocupação de férias de Verão, uma adolescente mágica mete-se em sarilhos e, quando se apercebe, está trezentos anos à frente. Foi parar a um Mundo muito diferente do dela. A sua grande preocupação relaciona-se com a população desse Mundo que a queria matar, por um acto que ela fizera sem querer... quando só queria ajudar! Tudo por uma pulseira mágica que nem era dela! Uma aventura incrível sobre uma adolescente a tentar salvar-se de sarilhos que nem ela conhece bem.
Esta exposição estará patente na nossa Biblioteca de 12 de Abril a 22 de Abril.
A Câmara Municipal de Santo Tirso e a Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso comemoraram o Bicentenário do Nascimento do Conde de S. Bento, em 2007, com a apresentação da exposição «O Conde de S. Bento e o seu Legado».
Manuel José Ribeiro – o Conde de S. Bento – nasce na Quinta de Poldrães, em S. Miguel das Aves, a 28 de Agosto de 1807. De origem humilde, decide tentar a sua sorte no Brasil, para onde embarca com apenas 11 anos de idade. Até 1832, Manuel José Ribeiro procura fortuna por algumas cidades do Baixo Amazónia, fixando-se depois em Santa Maria de Belém, onde desenvolve a sua próspera actividade como comerciante.
Regressa a Portugal em 1874, tinha então 67 anos, e instala-se em definitivo na vila de Santo Tirso. Por Decreto-Lei de 20 de Janeiro de 1881, Manuel José Ribeiro é agraciado com o título de Visconde de S. Bento e, cinco anos depois, a 6 de Maio de 1886, o título de Conde. Manuel José Ribeiro torna-se no grande benemérito de Santo Tirso, sendo conhecido pela generosidade e prontidão com que atende a todos os pedidos.
Em 1882 adquire o Mosteiro de S. Bento e as suas quintas. Nesta época impulsiona, e apoia, um conjunto de obras de grande relevância para a sua comunidade, como a Escola Primária, o Hospital da Misericórdia, obras de beneficiação de várias igrejas, e o apoio a festas locais. O Conde de S. Bento cedeu terrenos para a urbanização da vila de Santo Tirso, para a construção do Parque D. Maria II, bem como, para o incremento económico da vila através do seu legado testamentário, executado pelo sobrinho José Luís de Andrade, garantindo a construção de um Asilo Agrícola e de uma fábrica, que empregasse famílias tirsenses. A 28 de Agosto de 1892 é alvo de reconhecimento público, com a inauguração da sua estátua na vila de Santo Tirso, pelas entidades oficiais do concelho, pelos seus amigos, de aquém e além mar (Brasil) e pela Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso. O grande benemérito de Santo Tirso morre a 26 de Março de 1893.
Maria Alberta Menéres, de seu nome completo Maria Alberta Rovisco Garcia Menéres de Melo e Castro nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1930.
Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, pela Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora do ensino secundário e colaborou em diversas publicações nomeadamente Tábula Redonda, Diário de Notícias, Cadernos do Meio-Dia e Diário Popular, tendo neste último sido responsável, durante dois anos, pela secção Iniciação Literária. A sua primeira obra data de 1952 e intitula-se Intervalo, tendo sido premiada, em 1960, com o seu livro Água-Memória, no Concurso Internacional de Poesia Giacomo Leopardi. Maria Alberta Menéres tem dedicado grande parte da sua obra à literatura infantil e juvenil e produziu nesta área programas de televisão, sendo em 1975 sido nomeada chefe do departamento de programas infantis e juvenis da RTP. Ao longo da sua carreira tem recebido inúmeros prémios nomeadamente o Prémio de Literatura Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1981. Em colaboração com Ernesto de Melo e Castro, organizou, em 1979, uma Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa.
Sinopse Habitantes de um planeta desconhecido, Ele e Ela interrogam a Vida, procuram significados para as palavras e vão descobrindo o mundo, através dos sentidos e, sobretudo, da experiência da amizade.
Jorge Azevedo - Diabo Joana Andrade - Anjo Leonor Pelayo- Companheiro Pedro Figueira - Fidalgo André Gonçalves - Parvo Anabela Rocha - Sapateiro David Almeida - Frade Ana Catarina Pereira-Florença Diana Andrade - Brízida Vaz Inês Pinto - Cavaleiro Alice Santos - Ponto Raquel Faria- Encenadora Paulo Ferreira - Encenador O guarda-roupa foi cedido amavelmente pela D. Albertina, avó do aluno Jorge Azevedo Os ensaios estiveram a cargo da professora Bibliotecária, Dora Freitas
A dramatização de algumas cenas da peça "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente, o maior dramaturgo português, apelidado o "pai" do Teatro português, insere-se na comemoração do dia mundial do Teatro ( 27 de Março) e também integra a iniciativa a Poesia está na Rua.
Mais uma vez, os nossos jovens "actores" demonstraram a qualidade e o entusiasmo de verdadeiros profissionais.
A todos, os nossos agradecimentos e muitos PARABÉNS!
Nesta sessão literária do escritor e artista Augusto Canetas também participaram os alunos: Sara do 10º C, João, Pedro Ferreira, Bruno, Cristina, Miguel, Rui do 12º J e o professor Joaquim Santos. Estiveram presentes vários professores da escola e os alunos das turmas 10º A, 10º C e 12º J.
Obrigada a todos! Vocês foram excelentes! A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.
No próximo dia 22 de Março, entre as 15.15h e as 17h, no auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, o escritor e artista Augusto Canetas protagonizará uma sessão literária dedicada aos alunos do ensino secundário. Este encontro literário é promovido pela Biblioteca da Escola Secundária de D. Dinis e tem como objectivo motivar os alunos para a leitura e para a escrita. Ao longo da sessão serão lidos e comentados textos do autor bem como declamados poemas de outros escritores portugueses.
Ao longo da semana, a Biblioteca dinamizou várias actividades com o objectivo de promover a leitura: - Declamação de poemas por alunos e professores da escola em diferentes espaços (Biblioteca, Sala dos Professores e Polivalente); - Exposição de Acrósticos realizados por alunos do 7º ano; - Mostra de literatura portuguesa e estrangeira na Biblioteca; - Apresentação oral de obras lidas e seleccionadas por alunos; - Debate à volta da importância da leitura: audição de um excerto radiofónico da autoria de Pacheco Pereira; leitura de excertos do livro A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón; -História e Origem do Chá - Excertos da PAP do aluno: Carlos Gonçalves do 12º H (Curso Profissional de Restauração); - Chá com livros (professores, funcionários e encarregados de educação conversam sobre livros).
Exposição de Acrósticos
Sala dos Professores
Polivalente
Esta actividade teve o apoio da Pantir.
A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.
Na Quarta-feira (3 de Março), a Márcia (10ºC), a Iolanda (7º G), a Francisca (8º D) e a Joana (9ºF) participaram na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura (prova escrita) - Biblioteca Almeida Garrett no Palácio de Cristal - Porto
Na terça-feira (23 de Fevereiro), a Professora Manuela Dinis e a turma C do 10º ano estiveram na Biblioteca para uma aula diferente. Um grupo de alunos da turma declamou poemas de Florbela Espanca, de Luís de Camões, de Alexandre O'Neill, de António Gedeão, de Miguel Torga, de Fernando Pessoa e de José Régio.
A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.