quinta-feira, abril 29, 2010

quarta-feira, abril 28, 2010

Sessão literária com a escritora Teresa Silva

A sessão literária foi muito interessante e mereceu a atenção de todos os alunos que frequentam o 8º ano.
No final da sessão os alunos colocaram questões que foram amavelmente respondidas pela jovem escritora e duas alunas (Rita - 8º E e Sara - B) apresentaram os aspectos que consideraram mais relevantes na obra " Magia Louca".



A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.

PARABÉNS!

Exposição: Conde S. Bento e seu legado

A exposição foi visitada por 17 turmas (do ensino básico e secundário) e por todos os alunos que frequentaram a Biblioteca durante o período da exposição.
Uma grande parte dos visitantes teve oportunidade de ficar a conhecer a vida e a obra do Conde de S. Bento, já que, num inquérito aplicado aos visitantes, a maioria "confessou" que nada sabia sobre este benemérito tirsense.
A exposição foi muito apreciada por todos aqueles a visitaram.




A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.

sábado, abril 24, 2010

25 de Abril de 1974

Exposição sobre o 25 de Abril de 1974.
Esta exposição estará patente na nossa Biblioteca até ao dia 3 de Maio.


Perguntas e respostas

Como tudo aconteceu há 36 anos atrás.

Músicas e cantores emblemáticos.

Paulo de Carvalho com a canção: E Depois do Adeus



Zeca Afonso com a canção: Grândola, Vila Morena

Sessão Literária com a escritora Teresa Silva

No próximo dia 27 de Abril, entre as 15.15h e as 17:45h, a jovem escritora Teresa Silva protagonizará uma sessão literária dedicada aos alunos do ensino básico. Este encontro literário tem como objectivo motivar os alunos para a leitura e para a escrita.

Teresa Silva é natural da freguesia de Candoso Santiago, concelho de Guimarães. Tem 14 anos, está no nono ano, no Externato Delfim Ferreira, Riba D'Ave.

A Teresa sempre gostou de escrever histórias, desde a primária. Sempre foi responsável e organizada (pôs sempre em primeiro lugar os estudos).

Escrever sempre foi um hobby até que deu a ler a sua primeira história aos pais e professores. O apoio foi imediato e, com a ajuda do Dr. Barroso da Fonte, nasce assim o seu primeiro livro.


Sinopse do livro:
Numa ocupação de férias de Verão, uma adolescente mágica mete-se em sarilhos e, quando se apercebe, está trezentos anos à frente. Foi parar a um Mundo muito diferente do dela.
A sua grande preocupação relaciona-se com a população desse Mundo que a queria matar, por um acto que ela fizera sem querer... quando só queria ajudar!
Tudo por uma pulseira mágica que nem era dela!
Uma aventura incrível sobre uma adolescente a tentar salvar-se de sarilhos que nem ela conhece bem.

quinta-feira, abril 22, 2010

Dia do Livro - 23 de Abril

Os direitos inalienáveis do leitor

O direito de ler não importa o quê

O direito de amar os “heróis” dos romances

O direito de não ler

O direito de saltar páginas

O direito de ler não importa onde

O direito de saltar de livro em livro

O direito de não acabar um livro

O direito de reler

O direito de ler em voz alta

O direito de não falar do que se leu


Vem ver a selecção de livros que fizemos para ti!


domingo, abril 11, 2010

EXPOSIÇÃO SOBRE O CONDE DE S. BENTO


Esta exposição estará patente na nossa Biblioteca de 12 de Abril a 22 de Abril.

A Câmara Municipal de Santo Tirso e a Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso comemoraram o Bicentenário do Nascimento do Conde de S. Bento, em 2007, com a apresentação da exposição «O Conde de S. Bento e o seu Legado».

Manuel José Ribeiro – o Conde de S. Bento – nasce na Quinta de Poldrães, em S. Miguel das Aves, a 28 de Agosto de 1807. De origem humilde, decide tentar a sua sorte no Brasil, para onde embarca com apenas 11 anos de idade. Até 1832, Manuel José Ribeiro procura fortuna por algumas cidades do Baixo Amazónia, fixando-se depois em Santa Maria de Belém, onde desenvolve a sua próspera actividade como comerciante.

Regressa a Portugal em 1874, tinha então 67 anos, e instala-se em definitivo na vila de Santo Tirso. Por Decreto-Lei de 20 de Janeiro de 1881, Manuel José Ribeiro é agraciado com o título de Visconde de S. Bento e, cinco anos depois, a 6 de Maio de 1886, o título de Conde. Manuel José Ribeiro torna-se no grande benemérito de Santo Tirso, sendo conhecido pela generosidade e prontidão com que atende a todos os pedidos.

Em 1882 adquire o Mosteiro de S. Bento e as suas quintas. Nesta época impulsiona, e apoia, um conjunto de obras de grande relevância para a sua comunidade, como a Escola Primária, o Hospital da Misericórdia, obras de beneficiação de várias igrejas, e o apoio a festas locais. O Conde de S. Bento cedeu terrenos para a urbanização da vila de Santo Tirso, para a construção do Parque D. Maria II, bem como, para o incremento económico da vila através do seu legado testamentário, executado pelo sobrinho José Luís de Andrade, garantindo a construção de um Asilo Agrícola e de uma fábrica, que empregasse famílias tirsenses. A 28 de Agosto de 1892 é alvo de reconhecimento público, com a inauguração da sua estátua na vila de Santo Tirso, pelas entidades oficiais do concelho, pelos seus amigos, de aquém e além mar (Brasil) e pela Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso. O grande benemérito de Santo Tirso morre a 26 de Março de 1893.




quinta-feira, abril 01, 2010

Livro do Mês de Março e Abril

À Beira do Lago dos Encantos -texto



Maria Alberta Menéres
, de seu nome completo Maria Alberta Rovisco Garcia Menéres de Melo e Castro nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1930.

Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, pela Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora do ensino secundário e colaborou em diversas publicações nomeadamente Tábula Redonda, Diário de Notícias, Cadernos do Meio-Dia e Diário Popular, tendo neste último sido responsável, durante dois anos, pela secção Iniciação Literária.
A sua primeira obra data de 1952 e intitula-se Intervalo, tendo sido premiada, em 1960, com o seu livro Água-Memória, no Concurso Internacional de Poesia Giacomo Leopardi.
Maria Alberta Menéres tem dedicado grande parte da sua obra à literatura infantil e juvenil e produziu nesta área programas de televisão, sendo em 1975 sido nomeada chefe do departamento de programas infantis e juvenis da RTP.
Ao longo da sua carreira tem recebido inúmeros prémios nomeadamente o Prémio de Literatura Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1981. Em colaboração com Ernesto de Melo e Castro, organizou, em 1979, uma Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa.




Sinopse
Habitantes de um planeta desconhecido, Ele e Ela interrogam a Vida, procuram significados para as palavras e vão descobrindo o mundo, através dos sentidos e, sobretudo, da experiência da amizade.







Actividade:

Lê a obra e responde ao seguinte questionário.
Actividade__ Guião de Leitura

Prazo limite de entrega dos trabalhos: 30 de Abril
Júri: Equipa da biblioteca
Prémio: Surpresa

domingo, março 28, 2010

Peça de Teatro: auto da Barca do Inferno

Elenco da peça:

Jorge Azevedo - Diabo
Joana Andrade - Anjo
Leonor Pelayo - Companheiro
Pedro Figueira - Fidalgo
André Gonçalves - Parvo
Anabela Rocha - Sapateiro
David Almeida - Frade
Ana Catarina Pereira - Florença
Diana Andrade - Brízida Vaz
Inês Pinto - Cavaleiro
Alice Santos - Ponto
Raquel Faria- Encenadora
Paulo Ferreira - Encenador

O guarda-roupa foi cedido amavelmente pela D. Albertina, avó do aluno Jorge Azevedo
Os ensaios estiveram a cargo da professora Bibliotecária, Dora Freitas

A dramatização de algumas cenas da peça "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente, o maior dramaturgo português, apelidado o "pai" do Teatro português, insere-se na comemoração do dia mundial do Teatro ( 27 de Março) e também integra a iniciativa a Poesia está na Rua.




Mais uma vez, os nossos jovens "actores" demonstraram a qualidade e o entusiasmo de verdadeiros profissionais.

A todos, os nossos agradecimentos e muitos PARABÉNS!



















sexta-feira, março 26, 2010

Os Livros mais lidos durante o 2º Período

À Beira do Lago dos Encantos de Maria Alberta Menéres

Os Maias de Eça de Queirós

O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia de Mello Breyner Andresen

Felizmente há Luar! de Luis Sttau Monteiro

As aventuras de Tom Sawer de Mark Twain

Bichos de Miguel Torga

O Pricipezinho de Antoine Saint-Exupéry

Novos Contos da Montanha de Miguel Torga

Falar Verdade a Mentir de Almeida Garrett

Amanhecer de Stephenie Meyer

Memorial do Convento de José Saramago

O Pianista de Władysław Szpilman

Como salvámos Sprite de Mark R. Levin

O Mundo em que Vivi de Ilse Losa

A Vida de uma Princesa Árabe de Jean P. Sasson

Zé Jasmim na Terra dos Aldrabões de Gianni Rodari

terça-feira, março 23, 2010

Homenagem ao Pintor João Vieira. Pintores do séc. XX




Desenhos e pintura dos alunos do 12ºF orientados pela professora Fernanda Pina.



Interpretação de pinturas de pintores do séc. XX.

Estes trabalhos também foram executados pelos alunos do 12º F, na disciplina de Oficina de Artes, orientados pela professora Gorete Jardim.


PARABÉNS!





Sessão literária com o escritor e artista Augusto Canetas

Nesta sessão literária do escritor e artista Augusto Canetas também participaram os alunos: Sara do 10º C, João, Pedro Ferreira, Bruno, Cristina, Miguel, Rui do 12º J e o professor Joaquim Santos.
Estiveram presentes vários professores da escola e os alunos das turmas 10º A, 10º C e 12º J.



Obrigada a todos! Vocês foram excelentes!
A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.

PARABÉNS!

sábado, março 20, 2010

Começou a Primavera - 21 de Março

Hoje começa a Primavera e comemora-se o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial da Árvore.
Para celebrar este dia deixo-vos a Primavera de Vivaldi e um poema:


Antonio Lucio Vivaldi



As árvores e os livros

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: "Floresta das zonas temperadas".

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.

Jorge Sousa Braga


quarta-feira, março 17, 2010

Sessão Literária




No próximo dia 22 de Março, entre as 15.15h e as 17h, no auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, o escritor e artista Augusto Canetas protagonizará uma sessão literária dedicada aos alunos do ensino secundário. Este encontro literário é promovido pela Biblioteca da Escola Secundária de D. Dinis e tem como objectivo motivar os alunos para a leitura e para a escrita.
Ao longo da sessão serão lidos e comentados textos do autor bem como declamados poemas de outros escritores portugueses.

terça-feira, março 16, 2010

Exposição de Caricaturas

Esta exposição estará patente na Biblioteca Municipal, no âmbito da iniciativa Poesia está na Rua, e, no 3º período, na nossa Biblioteca.


Estes trabalhos foram realizados pelos alunos do 10ºF e do 12ºF.

PARABÉNS!

sexta-feira, março 05, 2010

Actividades da Semana da Leitura (1 a 5 de Março)

Ao longo da semana, a Biblioteca dinamizou várias actividades com o objectivo de promover a leitura:
- Declamação de poemas por alunos e professores da escola em diferentes espaços (Biblioteca, Sala dos Professores e Polivalente);
- Exposição de Acrósticos realizados por alunos do 7º ano;
- Mostra de literatura portuguesa e estrangeira na Biblioteca;
- Apresentação oral de obras lidas e seleccionadas por alunos;
- Debate à volta da importância da leitura: audição de um excerto radiofónico da autoria de Pacheco Pereira; leitura de excertos do livro A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón;
-História e Origem do Chá - Excertos da PAP do aluno: Carlos Gonçalves do 12º H (Curso Profissional de Restauração);
- Chá com livros (professores, funcionários e encarregados de educação conversam sobre livros).









Exposição de Acrósticos


Sala dos Professores


Polivalente







Esta actividade teve o apoio da Pantir.







A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.

PARABÉNS!



quinta-feira, março 04, 2010

Concurso Nacional de Leitura-Porto

Na Quarta-feira (3 de Março), a Márcia (10ºC), a Iolanda (7º G), a Francisca (8º D) e a Joana (9ºF) participaram na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura (prova escrita) - Biblioteca Almeida Garrett no Palácio de Cristal - Porto



PARABÉNS!