terça-feira, novembro 08, 2011

Dia das bibliotecas escolares

A biblioteca comemorou o mês das Bibliotecas escolares com atividades diversas.
No dia 25 de Outubro, as turmas do 7º Ano assistiram à leitura dramatizada de um texto de Manuel António Pina, História do Sábio que estava fechado na sua biblioteca.

História do Sábio Fechado na sua Biblioteca

segunda-feira, outubro 24, 2011

Outubro - Mês das Bibliotecas Escolares

"A Biblioteca Escolar faz leitores críticos e autónomos, estimula a curiosidade a imaginação e a partilha." RBE
De acordo com os objetivos delineados pela International Association of School Librarianship – IASL, a Rede de Bibliotecas Escolares declarou o dia 24 de Outubro, como o Dia da Biblioteca Escolar.
Passa na tua Biblioteca e deixa registado o que ela significa para ti.
Este ano, o tema é o seguinte: " Biblioteca Escolar. Saber. Um poder para a vida."

quinta-feira, outubro 13, 2011

Concurso de T-shirts


T-Shirts Vencedoras








Barbara Pinto11ºF Joana Andrade 9ºC






No dia 26 de Setembro, a Biblioteca comemorou o dia Europeu das Línguas. Convidou os professores de línguas estrangeiras (Francês, Inglês, Espanhol e Alemão) e Português a participar com as turmas num concurso de t-shirts. As t-shirts foram decoradas com frases em diferentes línguas e pintadas com bandeiras, monumentos e personagens (Principezinho, Asterix) marcantes da literatura europeia. As t-shirt estiveram expostas na biblioteca durante o resto da semana, para que os alunos pudessem votar e eleger a vencedora.

terça-feira, setembro 20, 2011

Autor do mês - Maria Teresa Maia Gonzalez




Maria Teresa Maia Gonzalez é uma escritora portuguesa nascida em Coimbra, em 1958. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora de Língua Portuguesa de 1982 a 1997, no ensino oficial e particular.
Tem vários livros editados, nomeadamente, Gaspar & Mariana, A Fonte dos Segredos, O Guarda da Praia, O Incendiário Misterioso, A Lua de Joana (o seu maior sucesso editorial), Histórias com Jesus, A Cruz Vazia, e é autora da colecção Profissão: Adolescente, da qual, com 26 títulos publicados, já foram vendidos mais de 300.000 exemplares. É ainda, com Maria do Rosário Pedreira, co-autora da Colecção O Clube das Chaves, de que se publicaram 21 volumes, a maioria dos quais com várias edições.
Recentemente também começou a escrever uma colecção de peças de teatro, chamada "Um Palco na Escola", que já vai em cinco títulos, para serem representadas nas escolas que já começam a ser levadas a cena em várias escolas do país. Os seus livros são um sucesso entre os mais jovens e já ganhou prémios de literatura.
A Editorial Presença publicou também o seu livro Voa comigo!.

terça-feira, junho 21, 2011

Boas Férias, Boas Leituras!


Viajar pela leitua


Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.

Só para viver a aventura

que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Clarisse Pacheco


Nestas férias, faz do livro um amigo, companheiro de aventura e viagem.

Poesia em Movimento




Alunos vencedores do concurso:


Carlos Guimarães, Catarina Lima e Cátia Castro do 7ºC

Cláudia Neto e João Guimarães 7ºC



Parabéns!

quinta-feira, maio 19, 2011

Comemoração do 25 de Abril de 1974

A Biblioteca Escolar comemorou a Revolução de 25 de Abril de 1974 com uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos das turmas de 9º ano orientadas pelas professoras Angelina Pinho e Paula Rodrigues. Os trabalhos basearam-se em relatos de familiares e amigos dos alunos que vivenciaram os últimos anos do Estado Novo e a passagem para o regime democrático. Estiveram também expostos materiais deste período, nomeadamente fotos da guerra colonial, moedas, notas, cadernetas militares, diplomas de diferentes níveis de instrução, revistas e livros alusivos ao tema, entre outros. Paralelamente realizou-se o Concurso Caça ao Erro sobre esta temática, inserido na actividade Máquina do Tempo.

terça-feira, maio 10, 2011

Semana da Poesia

Concurso de Poesia Experimental

terça-feira, abril 05, 2011

Semana da Leitura


"Na Semana de 28 de Fevereiro a 4 de Março, decorreu na Escola Secundária D. Dinis a Semana da Leitura, integrada no Plano Nacional da Leitura.
Nesta Semana da Leitura, foram dinamizadas várias actividades dirigidas a todos os elementos da comunidade escolar: alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação. Cada um dos dias da semana foi dedicado a uma língua e a escritores dessa língua: Português, Espanhol, Inglês, Alemão e Francês, respectivamente. Houve, ainda, diversas actividades que decorreram ao longo da semana, nomeadamente, a leitura de uma obra em todas as turmas do 3º ciclo, A minha turma adopta um livro; O Livro da Minha vida, apresentado pelos pais e encarregados de educação nas turmas dos seus educandos; leitura expressiva de textos por alunos na Santa Casa da Misericórdia; Café concerto à volta dos livros, representado por professores e funcionários, na biblioteca da escola, entre muitas outras.
Esta iniciativa teve como objectivo motivar os alunos para lerem mais e fomentar o seu interesse pela literatura, pela poesia e pela representação teatral."

Pedro Silva, nº22, 8ºB

domingo, março 20, 2011

21 de Março dia Mundial da Poesia e da Árvore









Cada árvore é um ser para ser em nós



Cada árvore é um ser para ser em nós
Para ver uma árvore não basta vê-la
a árvore é uma lenta reverência
uma presença reminiscente
uma habitação perdida
e encontrada
À sombra de uma árvore
o tempo já não é o tempo
mas a magia de um instante que começa sem fim
a árvore apazigua-nos com a sua atmosfera de folhas
e de sombras interiores
nós habitamos a árvore com a nossa respiração
com a da árvore
com a árvore nós partilhamos o mundo com os deuses

António Ramos Rosa

terça-feira, fevereiro 01, 2011

O Património em Santo Tirso


A Biblioteca comemorou o dia do Mártir Tirso, 28 de Janeiro, com a organização de uma mesa redonda subordinada ao tema: O Património em Santo Tirso.
A mesa foi constituída pelo Dr. Álvaro Moreira, director do museu Abade Pedrosa, e pelos alunos do curso de Artes, Turma 12ºF, Rafael Monteiro e João Sineiro; Elisabete Jesus Viana e Pedro Santos, 12ºG, do curso profissional de Turismo e pelo antigo professor da escola Dr. Nascimento Afonso. Teve como moderadora a professora Fernanda Pina.

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Livros sobre o Holocausto






O Diário de Anne Frank e o Pianista são dois livros que nos transportam para o cenário do Holocausto, na 2ª Guerra Mundial.

Podes requisitá-los na biblioteca da tua escola.

Dia Internacional de Memória do Holocausto




O Dia Internacional em memória das Vítimas do Holocausto, comemorado anualmente no dia 27 de Janeiro, foi criado pela Assembleia – Geral das Nações Unidas, através da resolução de 60/7 de 1 de Novembro de 2005.

Portugal resolveu “…associar-se à comemoração internacional, lembrando e homenageando a memória das vítimas que pereceram, assim como assumir o compromisso de promover a memória e a educação sobre o Holocausto…”

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Autor do Mês - José Luís Peixoto


Nasceu em 1974, em Galveias, concelho de Ponte de Sôr (Portalegre). É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês e Alemão) pela Universidade Nova de Lisboa. Publicou, durante vários anos, textos de poesia e prosa no suplemento DN Jovem. Foi, durante alguns anos, professor do ensino secundário, tendo dado aulas na Lousã, em Oliveira do Hospital e na Cidade da Praia, em Cabo Verde.
Foi vencedor do Prémio Jovens Criadores do Instituto Português da Juventude nos anos de 1998 e 2000. Em Outubro de 2000 publicou, na Temas e Debates, o seu primeiro romance, Nenhum Olhar, que lhe valeu de imediato um largo reconhecimento da crítica, plenamente confirmado com o facto de ter vencido, no ano seguinte, o Prémio José Saramago da Fundação Círculo de Leitores, e foi considerado finalista para a atribuição de dois dos mais importantes prémios literários desse mesmo ano: o Grande Prémio de Romance e Novela da APE e o Prémio do Pen Club.
É colaborador regular de vários jornais e revistas como o DN (Diário de Notícias), e o Jornal de Letras.

Livros Publicados:
Morreste-me (ficção, 2000)
Nenhum Olhar (romance, 2000)
A Criança em Ruínas (poesia, 2001)
Uma Casa na Escuridão (romance, 2002)
A Casa, a Escuridão (poesia, 2002)
Antídoto (ficção, 2003)
Cemitério de Pianos (romance, 2006)
Cal (ficção, 2007)
Livro (romance, 2010

Dia Mundial da Alfabetização



No dia 10 de Janeiro, na Biblioteca, a propósito da Comemoração do Dia Mundial da Alfabetização, as turmas do 12ºD e E realizaram um debate/mesa redonda.
Foram vários os temas em discussão: a relação analfabetismo/pobreza; a problemática da leitura e da literacia; a situação de Portugal no contexto europeu; hábitos culturais: desenvolvimento cognitivo e informação; literacia/ hábitos de leitura: o papel da família, da escola e das BE.
Os trabalhos realizados pelos alunos estiveram em exposição na BE.
Esta actividade foi uma iniciativa das professoras de Geografia B, Zaida Moinhos e Cristina Cruz, e Biblioteca Escolar.

quarta-feira, janeiro 12, 2011

quarta-feira, dezembro 22, 2010

Feliz Natal




A equipa da BE deseja a todos um Feliz Natal!

" Natal Expressionista" na Biblioteca



A turma do 12ºF, orientada pela professora Maria Fernanda Pina, decorou a biblioteca de uma forma muito original. Trouxeram até nós o expressionismo alemão e personagens retiradas dos contos dos irmãos Grimm.

sexta-feira, dezembro 17, 2010

Concurso de Leitura do PNL



Estão apurados os alunos que vão representar a escola na fase distrital do Concurso de Leitura do PNL.

7º Ano – Beatriz Leão, Turma D;
8º Ano – Jorge Azevedo, Turma C;
9º Ano – Sara Ribeiro, Turma B;
10º Ano – Ricardo Lima, Turma A;
12º Ano – Ana Vitória, Turma C.


A todos, Parabéns! E …boa sorte!

terça-feira, novembro 30, 2010

Fernando Pessoa

Há 70 anos, dia 30 de Novembro de 1935, desaparecia um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, Fernado Pessoa.

A sua obra é, hoje, estudada em todo o mundo.

Homenagem ao poeta António Gedeão


No Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de Novembro, a biblioteca não quis ficar de fora desta celebração e, em conjunto com o grupo 520, preparou uma homenagem ao poeta António Gedeão.
António Gedeão, pseudónimo do professor de Físico-química Rómulo de Carvalho, encontrou na ciência um modelo para a sua poesia.
As turmas do 11ºano G, Técnicas de Análise Laboratorial, e do 8ºano F estiveram na biblioteca, visualizaram um pequeno documentário sobre a vida e obra do poeta e ouviram a declamar o Poema para Galileu. Contribuíram para a sua homenagem com a leitura de alguns dos seus poemas: Lição sobre a água; Poema do alquimista e Pedra filosofal.
A Turma do 11ºano leu o poema “ Lágrima de Preta” e produziu a solução lá descrita, podendo, desta forma constatar a relação entre a poesia e a ciência, ao mesmo tempo que perceberam a sua dimensão social como um hino contra o racismo.

Sessão de Poesia com o poeta Albano Martins


No dia 19 de Novembro, o poeta e tradutor Albano Martins visitou a nossa escola e, na biblioteca, falou para as turmas do 10º ano A e F.
Albano Martins nasceu em 1930 na aldeia do Telhado, concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco. Licenciado em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professor do Ensino Secundário de 1956 a 1976. Presentemente, é professor na Universidade Fernando Pessoa, do Porto.
O poeta partilhou connosco o seu conceito de poesia, de poeta e criação poética e a sua experiência como de tradutor do poeta chileno Pablo Neruda. Daquele autor, traduziu algumas das suas obras, de entre as quais destacamos: O Canto Geral, Versos do Capitão e Cem poemas de Amor.
Ao longo do encontro, os alunos foram lendo poemas de Pablo Neruda em espanhol e poemas de Albano Martins.
Este encontro foi uma iniciativa dos professores de Língua Portuguesa, Espanhol e da Biblioteca Escolar.

terça-feira, outubro 26, 2010

«Eu também sou escritor»




Durante uma visita à biblioteca, os alunos do 7º ano ouviram a leitura de uma parte do conto “ o voo de Jika”, inserido no livro, Os da Minha Rua de Onjaki. Foram, depois, convidados a terminar a leitura do conto e criar outro fim para a história.

O melhor trabalho foi do aluno:

Fernando Oliveira, nº9, do 7ºF.

Parabéns ao vencedor!

Publicamos aqui o texto:

- Tens a certeza? – olhei para baixo

- Sim! – respondeu Jika

- Jika, eu não salto, mas vou lá para baixo e amparo-te na queda. Está bem? - Propõe Ndalu .

- Claro!

O Jika estava confiante. Tomou lanço e atirou-se que nem um peixe.

Eu, em baixo, olhei para cima.

- Jika, ainda não estou pronto!!!!! Gritei desesperado.

Corri, a tentar agarrá-lo, mas não fui a tempo.

- Ai, ai, aiii !

- Eu disse que não devias ter saltado! - Disse, atrapalhado.

O Jika partira o pé!

Ele foi parar ao hospital. A sua mãe passou-lhe um grande raspanete.

Passados alguns meses, o Jika já estava bom.

- Posso almoçar em tua casa? - Pergunta Jika

- Deixa-me perguntar à minha mãe!

- Sim, podes.

- Jika! Tu nem penses em ir ao telhado!

- Ah!Ah!Ah!

- Não brinques!

terça-feira, outubro 19, 2010

O sabor dos livros e das palavras

A biblioteca, em conjunto com o grupo 520, comemorou o Dia Mundial da Alimentação.

Depois de conhecermos os alimentos e receitas apreciadas na Grécia e Roma antigas, fomos ao encontro da Gastronomia Molecular.

No livro, Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust contactámos com a petit madeleine e demos conta “ memória afectiva “ que os alimentos podem conter.

O poema Frutos de Eugénio de Andrade despertou-nos os sentidos para a “ visão de artista” de Cesário Verde Num Bairro Moderno.

Depois desta tertúlia, a Turma do 11ºG, Técnicas de Análise Laboratoriais, transformou a biblioteca em laboratório e identificou a vitamina C na laranja e o amido no pão.

Por fim, oferecemos um bolo confeccionado a partir da adaptação de uma receita da época romana.

terça-feira, outubro 12, 2010

A Biblioteca Comemorou o Centenário da Implantação da República

A nossa Biblioteca não podia deixar de comemorar os cem anos da Implantação da República em Portugal.

Os alunos visitaram a exposição alusiva ao tema, visualizaram um pequeno documentário sobre “O Republicanismo”, participaram numa caça ao erro histórico, inserida na actividade Máquina do Tempo, e distribuíram um panfleto pela comunidade educativa com informações sobre esta data histórica.

domingo, outubro 03, 2010

A biblioteca e os livros

A tua biblioteca é um local onde podes encontrar tudo o que precisas como complemento do teu estudo e da tua formação.
Livros, filmes, CDs e DVDs temáticos…
O mês de Outubro é dedicado às bibliotecas escolares. Vem comemorar connosco, participando em actividades e fazendo do livro teu amigo e companheiro.



“Os livros. A sua cálida,
terna, serena pele. Amorosa
companhia. Dispostos sempre
a partilhar o sol
das suas águas. Tão dóceis,
tão calados, tão leais.
Tão luminosos na sua
branca e vegetal e cerrada
melancolia. Amados
como nenhuns outros companheiros
da alma. Tão musicais
no fluvial e transbordante
ardor de cada dia.”

Eugénio de Andrade

domingo, junho 13, 2010

Sugestão de Leituras para Férias

A Biblioteca sugere as seguintes obras para leres nas férias:

7º ano: À Beira do Lago dos Encantos de Mª Alberta Menéres - Obra de leitura obrigatória

8º ano: Meia Hora para Mudar a Minha Vida de Alice Vieira

9º ano: Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões - Obra de Leitura obrigatória

10º ano: Aristides de Sousa Mendes: Um herói Português de José-Alain Fralon

11º ano: Os Maias de Eça de Queirós - Obra de Leitura obrigatória

12º ano: Memorial do Convento de José Saramago - Obra de Leitura obrigatória

Aproveita as férias e põe as leituras em dia!
A equipa da Biblioteca apresentou-te algumas sugestões, mas cabe-te a ti decidir o tipo de leituras que te dá mais prazer.

Boas férias e boas leituras!

sábado, junho 12, 2010

Livros mais lidos durante o 3º Período

À Beira do Lago dos Encantos de Maria Alberta Menéres

Felizmente há Luar! de Luis Sttau Monteiro

Memorial do Convento de José Saramago

Contos de Eça de Queirós

Contos Exemplares de Sophia de Mello Breyner Andresen

Fúria Divina de José Rodrigues dos santos

Onde Caem os Anjos de Nora Roberts

Bichos de Miguel Torga

O Colar de Sophia de Mello Breyner Andresen

Amanhecer de Stephenie Meyer

quarta-feira, junho 09, 2010

Trabalhos realizados no âmbito da exposição: Conde de S. Bento e o seu Legado

Após a visita à exposição, vários alunos realizaram trabalhos sobre o Conde de S. Bento motivados pelos professores das disciplinas de História e Ciência Política.
Durante a visita, foi aplicado um inquérito elaborado pela professora bibliotecária, a alguns alunos das turmas visitantes, do qual se apresenta o resultado.
Os trabalhos seleccionados encontram-se expostos na biblioteca e também aqui publicados.

Conde de São Bento

Conde de S. Bento,
pessoa inconfundível,
não foi el-rei
mas foi imprescindível !

Era muito crente
naquilo que fazia
ajudava os pobres
como se fizesse magia.

Visconde de S. Bento,
Mais tarde Conde de S. Bento
mandou construir em Santo Tirso
mais do que um monumento .

Trabalho realizado por: Joana Andrade, nº16, 7ºC


O Conde de S.Bento

O Conde de S.Bento,
Foi um homem de pasmar.
Um poema sobre ele,
Vou agora apresentar.
Uma história elementar
E que fica no ouvido
Vai servir para relembrar
A glória do nosso amigo.

Manuel José Ribeiro,
Em Santo Tirso nasceu
E também aqui morreu,
Só para ficarem informados
Porque vão ficar espantados
De como este conto vai terminar.

Com onze anos de idade
Para o Brasil embarcou
Mas teve tanto azar!
Um navio de piratas
Avançou para os assaltar.

E a partir desse dia
Foi sempre a subir,
Com suor e trabalho duro,
Ele acabou por conseguir.

Regressou com muito dinheiro
E começou a construir:
Uma escola para crianças
Uma fábrica fenomenal
Um bom asilo agrícola
E um grande hospital.

Um homem tão bondoso
Desenvolveu esta cidade
Tornou-a muito melhor
Conseguiu fazer a diferença
Assim, de um Conde construtor
Para a vida fica a crença.


Trabalho realizado por: Jorge Azevedo, 7ºC, nº 19

A Utopia Social Do Conde de S. Bento[2]

Tratamento dos dados de um inquérito realizado aos alunos aquando da visita à exposição.
estatística da visita

À volta do "Herbário" de Jorge Sousa Braga

No dia 9 de Junho, as turmas C e E do 8º ano estiveram na Biblioteca acompanhados pelas professoras Ana Cristina Ribeiro e Angelina Pinho.
Os alunos declamaram poemas, elaboraram outros a partir de originais de Jorge Sousa Braga e criaram uma peça de teatro, em verso, cujas personagens foram retiradas dos poemas do autor.
Os trabalhos foram realizados na disciplina de Língua Portuguesa, orientados pela professora Ana Cristina Ribeira, a partir de uma iniciativa da Biblioteca, que seleccionou para livro do mês de Maio o Herbário.





segunda-feira, junho 07, 2010

Resultado do concurso: Livro do mês de Maio

Os trabalhos premiados foram:

A Natureza


A Natureza é assim:
Linda, saudosa
pura e gloriosa!

Os pássaros cantam
Os répteis rastejam
As andorinhas voam
e as galinhas cacarejam.

Faça frio ou faça sol
As árvores são sempre
uma alegria
Estejam despidas ou não
são sempre a nossa companhia.

Natureza pura
Natureza de alegria
Natureza do bem
Natureza com magia!

Trabalho realizado por: Joana Andrade, 7ºC, nº16



Um passeio pelo jardim
Vai fazer-nos relembrar,
Quão grande é a sua beleza,
Quão belo é por lá andar!

Um arco-íris de cores
Uma girândola de flores
Conseguimos observar.
Crisântemos, lírios, amores...
É impossível de assimilar!

Observo os carvalhos,
Sobreiros.
Tílias, bétulas e castanheiros.
Erguem-se até ao céu.
Fenomenais e misteriosas.
Guardam a morte,
Protegem a vida.
Escondem sabedoria, conhecimento.
Dentro da casca,
No interior do tronco,
Para além dos mil anéis,
Perto do coração...
Mostram inteligência.
Alertam o ser humano,
Mas levam-no à demência.

Tanta verdura, tanta cor
Queimam-nos os olhos,
Cegam-nos a vista.
Tanta alegria, todo o amor
Alteram-nos a mente,
Baralham-nos os sentidos.
Quanto o perfume,
Que me põe estonteado.
Quanta é a luz,
Que me bronzeia a pele.
Este halo prateado,
Purifica-me o espírito.

Descomunal é a magia que me passa rente
Estou na Natureza...
Sinto-me triste e contente!

Trabalho realizado por: Jorge Azevedo, 7º C, nº 19

PARABÉNS!

Exposição de homenagem aos arquitectos: Eero Saarinen e António Portugal



Trabalhos executados pelos alunos do 12º F, na disciplina de Desenho A, orientados pela professora Fernanda Pina


PARABÉNS!