domingo, março 28, 2010

Peça de Teatro: auto da Barca do Inferno

Elenco da peça:

Jorge Azevedo - Diabo
Joana Andrade - Anjo
Leonor Pelayo - Companheiro
Pedro Figueira - Fidalgo
André Gonçalves - Parvo
Anabela Rocha - Sapateiro
David Almeida - Frade
Ana Catarina Pereira - Florença
Diana Andrade - Brízida Vaz
Inês Pinto - Cavaleiro
Alice Santos - Ponto
Raquel Faria- Encenadora
Paulo Ferreira - Encenador

O guarda-roupa foi cedido amavelmente pela D. Albertina, avó do aluno Jorge Azevedo
Os ensaios estiveram a cargo da professora Bibliotecária, Dora Freitas

A dramatização de algumas cenas da peça "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente, o maior dramaturgo português, apelidado o "pai" do Teatro português, insere-se na comemoração do dia mundial do Teatro ( 27 de Março) e também integra a iniciativa a Poesia está na Rua.




Mais uma vez, os nossos jovens "actores" demonstraram a qualidade e o entusiasmo de verdadeiros profissionais.

A todos, os nossos agradecimentos e muitos PARABÉNS!



















sexta-feira, março 26, 2010

Os Livros mais lidos durante o 2º Período

À Beira do Lago dos Encantos de Maria Alberta Menéres

Os Maias de Eça de Queirós

O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia de Mello Breyner Andresen

Felizmente há Luar! de Luis Sttau Monteiro

As aventuras de Tom Sawer de Mark Twain

Bichos de Miguel Torga

O Pricipezinho de Antoine Saint-Exupéry

Novos Contos da Montanha de Miguel Torga

Falar Verdade a Mentir de Almeida Garrett

Amanhecer de Stephenie Meyer

Memorial do Convento de José Saramago

O Pianista de Władysław Szpilman

Como salvámos Sprite de Mark R. Levin

O Mundo em que Vivi de Ilse Losa

A Vida de uma Princesa Árabe de Jean P. Sasson

Zé Jasmim na Terra dos Aldrabões de Gianni Rodari

terça-feira, março 23, 2010

Homenagem ao Pintor João Vieira. Pintores do séc. XX




Desenhos e pintura dos alunos do 12ºF orientados pela professora Fernanda Pina.



Interpretação de pinturas de pintores do séc. XX.

Estes trabalhos também foram executados pelos alunos do 12º F, na disciplina de Oficina de Artes, orientados pela professora Gorete Jardim.


PARABÉNS!





Sessão literária com o escritor e artista Augusto Canetas

Nesta sessão literária do escritor e artista Augusto Canetas também participaram os alunos: Sara do 10º C, João, Pedro Ferreira, Bruno, Cristina, Miguel, Rui do 12º J e o professor Joaquim Santos.
Estiveram presentes vários professores da escola e os alunos das turmas 10º A, 10º C e 12º J.



Obrigada a todos! Vocês foram excelentes!
A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.

PARABÉNS!

sábado, março 20, 2010

Começou a Primavera - 21 de Março

Hoje começa a Primavera e comemora-se o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial da Árvore.
Para celebrar este dia deixo-vos a Primavera de Vivaldi e um poema:


Antonio Lucio Vivaldi



As árvores e os livros

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: "Floresta das zonas temperadas".

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.

Jorge Sousa Braga


quarta-feira, março 17, 2010

Sessão Literária




No próximo dia 22 de Março, entre as 15.15h e as 17h, no auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, o escritor e artista Augusto Canetas protagonizará uma sessão literária dedicada aos alunos do ensino secundário. Este encontro literário é promovido pela Biblioteca da Escola Secundária de D. Dinis e tem como objectivo motivar os alunos para a leitura e para a escrita.
Ao longo da sessão serão lidos e comentados textos do autor bem como declamados poemas de outros escritores portugueses.

terça-feira, março 16, 2010

Exposição de Caricaturas

Esta exposição estará patente na Biblioteca Municipal, no âmbito da iniciativa Poesia está na Rua, e, no 3º período, na nossa Biblioteca.


Estes trabalhos foram realizados pelos alunos do 10ºF e do 12ºF.

PARABÉNS!

sexta-feira, março 05, 2010

Actividades da Semana da Leitura (1 a 5 de Março)

Ao longo da semana, a Biblioteca dinamizou várias actividades com o objectivo de promover a leitura:
- Declamação de poemas por alunos e professores da escola em diferentes espaços (Biblioteca, Sala dos Professores e Polivalente);
- Exposição de Acrósticos realizados por alunos do 7º ano;
- Mostra de literatura portuguesa e estrangeira na Biblioteca;
- Apresentação oral de obras lidas e seleccionadas por alunos;
- Debate à volta da importância da leitura: audição de um excerto radiofónico da autoria de Pacheco Pereira; leitura de excertos do livro A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón;
-História e Origem do Chá - Excertos da PAP do aluno: Carlos Gonçalves do 12º H (Curso Profissional de Restauração);
- Chá com livros (professores, funcionários e encarregados de educação conversam sobre livros).









Exposição de Acrósticos


Sala dos Professores


Polivalente







Esta actividade teve o apoio da Pantir.







A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.

PARABÉNS!



quinta-feira, março 04, 2010

Concurso Nacional de Leitura-Porto

Na Quarta-feira (3 de Março), a Márcia (10ºC), a Iolanda (7º G), a Francisca (8º D) e a Joana (9ºF) participaram na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura (prova escrita) - Biblioteca Almeida Garrett no Palácio de Cristal - Porto



PARABÉNS!

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Na terça-feira (23 de Fevereiro), a Professora Manuela Dinis e a turma C do 10º ano estiveram na Biblioteca para uma aula diferente.
Um grupo de alunos da turma declamou poemas de Florbela Espanca, de Luís de Camões, de Alexandre O'Neill, de António Gedeão, de Miguel Torga, de Fernando Pessoa e de José Régio.

A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.







Parabéns!

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Na quarta-feira (18 de Fevereiro), a Professora Palmira Silva e a turma A do 10º ano estiveram na Biblioteca para uma aula diferente.
Um grupo de alunos da turma declamou poemas de Florbela Espanca, de Luís de Camões, de Ary dos Santos, de Eugénio de Andrade ...
O aluno André Soares do 10ºF simpaticamente acompanhou os colegas à viola.

A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.











Parabéns!

Livro do mês de Fevereiro


Sinopse

Tudo começa com a chegada da estranha e misteriosa forasteira Vianne Rocher e de sua filha à pequena cidade francesa, o que vai mudar para sempre a vida de seus habitantes. Vianne abre uma loja especializada em chocolates finos bem na frente da igreja. O local é visto pelo cura do vilarejo, o padre Reynaud, como uma ameaça à integridade de seu rebanho, principalmente diante da proximidade da Quaresma, um tradicional período de abnegação. O efeito da lojinha sobre a população é grande e imediato. O conflito entre a igreja e Vianne agrava-se quando ela anuncia um festival de chocolate no Domingo de Páscoa. Horrorizado, o padre elabora um plano para acabar com a festa.

Escritora franco-inglesa, Joanne Michèle Sylvie Harris nasceu a 3 de Julho de 1964, em Yorkshire. Filha de pai inglês e mãe francesa, ambos professores, cresceu sentindo-se deslocada por força do seu bilinguismo, num meio adverso ao cosmopolitismo. Refugiou-se portanto na leitura, que povoou a sua fantasia de amigos imaginários, sobretudo nos primeiros dez anos da sua vida. Estudou no Wakesfield Girl's High e no Barnsley Sixth Form College. Passou grande parte da sua adolescência a escrever, imitando os seus autores favoritos, à procura do seu próprio estilo. Ao terminar o ensino secundário, ingressou no St. Catherine's College de Cambridge, onde se diplomou em Línguas e Literaturas Medievais e Modernas, Variante de Estudos Franceses e Alemães. Neste período envolveu-se em algumas actividades extra-curriculares, como a prática do Ju-Jitsu e a música, chegando a actuar em vários bares de Cambridge com o seu baixo. Antes de responder à vocação familiar do ensino, passou por uma breve fase em que trabalhou como guarda-livros e como música. Começou depois a ensinar Francês na Leeds Grammar School e, mais tarde, Literatura Francesa na Universidade de Sheffield. Em 1989 publicou o seu primeiro romance, The Evil Seed, a que se seguiu Sleep Pale Sister (1993). Ambas as obras passaram despercebidas pela crítica, nunca chegando a ser reeditadas. No entanto, dez anos após o aparecimento do seu primeiro trabalho, surgiu com Chocolat (1999). A obra, que constituiu um sucesso de vendas imediato, foi nomeada para um Prémio Whitbread. Situado num lugar exótico no vale do Loire, em França, o romance contava a história de uma jovem viúva que chega a uma aldeia oprimida e decide abrir uma lojas de chocolates, que usa para adoçar a amargura da população. Foi adaptado para o cinema pelo realizador Lasse Hallström, contando com a presença de Juliette Binoche no papel principal. No ano de 2001 apareceu Five Quarters Of The Orange (Cinco Quartos de Laranja), a que seguiram Blackberry Wine (2001), The French Kitchen, A Cookbook (2002), Coastliners (2002, A Praia Roubada) e Holy Fools (2003).


Actividade:
Lê a obra ou vê o filme e escreve um texto (de 150 a 200 palavras) onde relates o episódio que para ti foi mais marcante.


Prazo limite de entrega dos trabalhos: 12 de Março
Júri: Equipa da biblioteca
Prémio: Surpresa

Resultado do concurso: Livro do mês de Janeiro

Os trabalhos premiados foram dos alunos:


Carlota Marinho Martins Pereira, 7ºC, nº 8

Jorge Gonçalves Azevedo, 7ºC, nº 19





PARABÉNS!

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Diverte-te no dia de S. Valentim!

Vem comemorar o dia de S. Valentim na Biblioteca.

Dia 11 de Fevereiro – Apresentação do filme: CHOCOLATE

Dia 12 de Fevereiro - Exposição subordinada ao tema: BIODIVERSIDADE

Do dia 9 a 19 de Fevereiro – Divulgação de várias obras cuja temática dominante é o AMOR.




Dia dos Namorados

Posso dizer que nunca gostei deste dia.
Não tem nada de diferente,
Nada de invulgar,
Nada o diferencia dos restantes.

Pode fazer-me menos alegre,
Menos concentrada,
Menos confiante,
E muito mais distante.

Será mesmo capaz de ser o meu dia de azar.

Contemplar a ternura de cada gesto,
A afeição de cada olhar
E a paixão de cada beijo.
Parece que me querem matar.

Sim, não desminto,
Gostava de não passar este dia sozinha.
De ter alguém que me desse a mão,
De ter alguém que me roubasse o coração.

Contudo, fico sentada à distância
Desviando o olhar quando acho que necessito
Contendo as lágrimas que querem transbordar
Por não ter ninguém que comigo pudesse estar.

Todos os anos, é sempre assim ...

Parece que o tempo até anda mais devagar.
Que aprecia a minha tristeza,
Neste dia de tamanha grandeza,
Que eu gostava que pudesse acabar.

Será este ano diferente?

Rita Marinho, 9º A, nº 20




É verdade ...
e o pensamento corre e não o seguro
deixa a tua memória a voar também
e vem comigo até ao passado ...
Recorda comigo todos aqueles instantes
que desejavas ver eternos e parados para sempre ...
Quantos momentos!
Tanta felicidade, meu Deus!
Recorda aquele nosso primeiro beijo no “ginásio”,
aquele lugar de momentos ...
Recordando se vive e tenho saudades!
Também tenho receio que tempos iguais,
não se repetiam!
E tu? Não gostarias de repeti-los?
Passar pelos mesmos lugares,
refazer os mesmos passos,
gestos e carícias?
Quanto amor nos demos!
Já se terá esgotado?
As fontes continuam
e as nascentes não morrem!
Porque não somos parecidos àqueles tempos?
Estranha mudança nossa no presente!

Tatiana Gomes, 9º A, nº 26