quarta-feira, dezembro 22, 2010

Feliz Natal




A equipa da BE deseja a todos um Feliz Natal!

" Natal Expressionista" na Biblioteca



A turma do 12ºF, orientada pela professora Maria Fernanda Pina, decorou a biblioteca de uma forma muito original. Trouxeram até nós o expressionismo alemão e personagens retiradas dos contos dos irmãos Grimm.

sexta-feira, dezembro 17, 2010

Concurso de Leitura do PNL



Estão apurados os alunos que vão representar a escola na fase distrital do Concurso de Leitura do PNL.

7º Ano – Beatriz Leão, Turma D;
8º Ano – Jorge Azevedo, Turma C;
9º Ano – Sara Ribeiro, Turma B;
10º Ano – Ricardo Lima, Turma A;
12º Ano – Ana Vitória, Turma C.


A todos, Parabéns! E …boa sorte!

terça-feira, novembro 30, 2010

Fernando Pessoa

Há 70 anos, dia 30 de Novembro de 1935, desaparecia um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, Fernado Pessoa.

A sua obra é, hoje, estudada em todo o mundo.

Homenagem ao poeta António Gedeão


No Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de Novembro, a biblioteca não quis ficar de fora desta celebração e, em conjunto com o grupo 520, preparou uma homenagem ao poeta António Gedeão.
António Gedeão, pseudónimo do professor de Físico-química Rómulo de Carvalho, encontrou na ciência um modelo para a sua poesia.
As turmas do 11ºano G, Técnicas de Análise Laboratorial, e do 8ºano F estiveram na biblioteca, visualizaram um pequeno documentário sobre a vida e obra do poeta e ouviram a declamar o Poema para Galileu. Contribuíram para a sua homenagem com a leitura de alguns dos seus poemas: Lição sobre a água; Poema do alquimista e Pedra filosofal.
A Turma do 11ºano leu o poema “ Lágrima de Preta” e produziu a solução lá descrita, podendo, desta forma constatar a relação entre a poesia e a ciência, ao mesmo tempo que perceberam a sua dimensão social como um hino contra o racismo.

Sessão de Poesia com o poeta Albano Martins


No dia 19 de Novembro, o poeta e tradutor Albano Martins visitou a nossa escola e, na biblioteca, falou para as turmas do 10º ano A e F.
Albano Martins nasceu em 1930 na aldeia do Telhado, concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco. Licenciado em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professor do Ensino Secundário de 1956 a 1976. Presentemente, é professor na Universidade Fernando Pessoa, do Porto.
O poeta partilhou connosco o seu conceito de poesia, de poeta e criação poética e a sua experiência como de tradutor do poeta chileno Pablo Neruda. Daquele autor, traduziu algumas das suas obras, de entre as quais destacamos: O Canto Geral, Versos do Capitão e Cem poemas de Amor.
Ao longo do encontro, os alunos foram lendo poemas de Pablo Neruda em espanhol e poemas de Albano Martins.
Este encontro foi uma iniciativa dos professores de Língua Portuguesa, Espanhol e da Biblioteca Escolar.

terça-feira, outubro 26, 2010

«Eu também sou escritor»




Durante uma visita à biblioteca, os alunos do 7º ano ouviram a leitura de uma parte do conto “ o voo de Jika”, inserido no livro, Os da Minha Rua de Onjaki. Foram, depois, convidados a terminar a leitura do conto e criar outro fim para a história.

O melhor trabalho foi do aluno:

Fernando Oliveira, nº9, do 7ºF.

Parabéns ao vencedor!

Publicamos aqui o texto:

- Tens a certeza? – olhei para baixo

- Sim! – respondeu Jika

- Jika, eu não salto, mas vou lá para baixo e amparo-te na queda. Está bem? - Propõe Ndalu .

- Claro!

O Jika estava confiante. Tomou lanço e atirou-se que nem um peixe.

Eu, em baixo, olhei para cima.

- Jika, ainda não estou pronto!!!!! Gritei desesperado.

Corri, a tentar agarrá-lo, mas não fui a tempo.

- Ai, ai, aiii !

- Eu disse que não devias ter saltado! - Disse, atrapalhado.

O Jika partira o pé!

Ele foi parar ao hospital. A sua mãe passou-lhe um grande raspanete.

Passados alguns meses, o Jika já estava bom.

- Posso almoçar em tua casa? - Pergunta Jika

- Deixa-me perguntar à minha mãe!

- Sim, podes.

- Jika! Tu nem penses em ir ao telhado!

- Ah!Ah!Ah!

- Não brinques!

terça-feira, outubro 19, 2010

O sabor dos livros e das palavras

A biblioteca, em conjunto com o grupo 520, comemorou o Dia Mundial da Alimentação.

Depois de conhecermos os alimentos e receitas apreciadas na Grécia e Roma antigas, fomos ao encontro da Gastronomia Molecular.

No livro, Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust contactámos com a petit madeleine e demos conta “ memória afectiva “ que os alimentos podem conter.

O poema Frutos de Eugénio de Andrade despertou-nos os sentidos para a “ visão de artista” de Cesário Verde Num Bairro Moderno.

Depois desta tertúlia, a Turma do 11ºG, Técnicas de Análise Laboratoriais, transformou a biblioteca em laboratório e identificou a vitamina C na laranja e o amido no pão.

Por fim, oferecemos um bolo confeccionado a partir da adaptação de uma receita da época romana.

terça-feira, outubro 12, 2010

A Biblioteca Comemorou o Centenário da Implantação da República

A nossa Biblioteca não podia deixar de comemorar os cem anos da Implantação da República em Portugal.

Os alunos visitaram a exposição alusiva ao tema, visualizaram um pequeno documentário sobre “O Republicanismo”, participaram numa caça ao erro histórico, inserida na actividade Máquina do Tempo, e distribuíram um panfleto pela comunidade educativa com informações sobre esta data histórica.

domingo, outubro 03, 2010

A biblioteca e os livros

A tua biblioteca é um local onde podes encontrar tudo o que precisas como complemento do teu estudo e da tua formação.
Livros, filmes, CDs e DVDs temáticos…
O mês de Outubro é dedicado às bibliotecas escolares. Vem comemorar connosco, participando em actividades e fazendo do livro teu amigo e companheiro.



“Os livros. A sua cálida,
terna, serena pele. Amorosa
companhia. Dispostos sempre
a partilhar o sol
das suas águas. Tão dóceis,
tão calados, tão leais.
Tão luminosos na sua
branca e vegetal e cerrada
melancolia. Amados
como nenhuns outros companheiros
da alma. Tão musicais
no fluvial e transbordante
ardor de cada dia.”

Eugénio de Andrade

domingo, junho 13, 2010

Sugestão de Leituras para Férias

A Biblioteca sugere as seguintes obras para leres nas férias:

7º ano: À Beira do Lago dos Encantos de Mª Alberta Menéres - Obra de leitura obrigatória

8º ano: Meia Hora para Mudar a Minha Vida de Alice Vieira

9º ano: Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões - Obra de Leitura obrigatória

10º ano: Aristides de Sousa Mendes: Um herói Português de José-Alain Fralon

11º ano: Os Maias de Eça de Queirós - Obra de Leitura obrigatória

12º ano: Memorial do Convento de José Saramago - Obra de Leitura obrigatória

Aproveita as férias e põe as leituras em dia!
A equipa da Biblioteca apresentou-te algumas sugestões, mas cabe-te a ti decidir o tipo de leituras que te dá mais prazer.

Boas férias e boas leituras!

sábado, junho 12, 2010

Livros mais lidos durante o 3º Período

À Beira do Lago dos Encantos de Maria Alberta Menéres

Felizmente há Luar! de Luis Sttau Monteiro

Memorial do Convento de José Saramago

Contos de Eça de Queirós

Contos Exemplares de Sophia de Mello Breyner Andresen

Fúria Divina de José Rodrigues dos santos

Onde Caem os Anjos de Nora Roberts

Bichos de Miguel Torga

O Colar de Sophia de Mello Breyner Andresen

Amanhecer de Stephenie Meyer

quarta-feira, junho 09, 2010

Trabalhos realizados no âmbito da exposição: Conde de S. Bento e o seu Legado

Após a visita à exposição, vários alunos realizaram trabalhos sobre o Conde de S. Bento motivados pelos professores das disciplinas de História e Ciência Política.
Durante a visita, foi aplicado um inquérito elaborado pela professora bibliotecária, a alguns alunos das turmas visitantes, do qual se apresenta o resultado.
Os trabalhos seleccionados encontram-se expostos na biblioteca e também aqui publicados.

Conde de São Bento

Conde de S. Bento,
pessoa inconfundível,
não foi el-rei
mas foi imprescindível !

Era muito crente
naquilo que fazia
ajudava os pobres
como se fizesse magia.

Visconde de S. Bento,
Mais tarde Conde de S. Bento
mandou construir em Santo Tirso
mais do que um monumento .

Trabalho realizado por: Joana Andrade, nº16, 7ºC


O Conde de S.Bento

O Conde de S.Bento,
Foi um homem de pasmar.
Um poema sobre ele,
Vou agora apresentar.
Uma história elementar
E que fica no ouvido
Vai servir para relembrar
A glória do nosso amigo.

Manuel José Ribeiro,
Em Santo Tirso nasceu
E também aqui morreu,
Só para ficarem informados
Porque vão ficar espantados
De como este conto vai terminar.

Com onze anos de idade
Para o Brasil embarcou
Mas teve tanto azar!
Um navio de piratas
Avançou para os assaltar.

E a partir desse dia
Foi sempre a subir,
Com suor e trabalho duro,
Ele acabou por conseguir.

Regressou com muito dinheiro
E começou a construir:
Uma escola para crianças
Uma fábrica fenomenal
Um bom asilo agrícola
E um grande hospital.

Um homem tão bondoso
Desenvolveu esta cidade
Tornou-a muito melhor
Conseguiu fazer a diferença
Assim, de um Conde construtor
Para a vida fica a crença.


Trabalho realizado por: Jorge Azevedo, 7ºC, nº 19

A Utopia Social Do Conde de S. Bento[2]

Tratamento dos dados de um inquérito realizado aos alunos aquando da visita à exposição.
estatística da visita

À volta do "Herbário" de Jorge Sousa Braga

No dia 9 de Junho, as turmas C e E do 8º ano estiveram na Biblioteca acompanhados pelas professoras Ana Cristina Ribeiro e Angelina Pinho.
Os alunos declamaram poemas, elaboraram outros a partir de originais de Jorge Sousa Braga e criaram uma peça de teatro, em verso, cujas personagens foram retiradas dos poemas do autor.
Os trabalhos foram realizados na disciplina de Língua Portuguesa, orientados pela professora Ana Cristina Ribeira, a partir de uma iniciativa da Biblioteca, que seleccionou para livro do mês de Maio o Herbário.





segunda-feira, junho 07, 2010

Resultado do concurso: Livro do mês de Maio

Os trabalhos premiados foram:

A Natureza


A Natureza é assim:
Linda, saudosa
pura e gloriosa!

Os pássaros cantam
Os répteis rastejam
As andorinhas voam
e as galinhas cacarejam.

Faça frio ou faça sol
As árvores são sempre
uma alegria
Estejam despidas ou não
são sempre a nossa companhia.

Natureza pura
Natureza de alegria
Natureza do bem
Natureza com magia!

Trabalho realizado por: Joana Andrade, 7ºC, nº16



Um passeio pelo jardim
Vai fazer-nos relembrar,
Quão grande é a sua beleza,
Quão belo é por lá andar!

Um arco-íris de cores
Uma girândola de flores
Conseguimos observar.
Crisântemos, lírios, amores...
É impossível de assimilar!

Observo os carvalhos,
Sobreiros.
Tílias, bétulas e castanheiros.
Erguem-se até ao céu.
Fenomenais e misteriosas.
Guardam a morte,
Protegem a vida.
Escondem sabedoria, conhecimento.
Dentro da casca,
No interior do tronco,
Para além dos mil anéis,
Perto do coração...
Mostram inteligência.
Alertam o ser humano,
Mas levam-no à demência.

Tanta verdura, tanta cor
Queimam-nos os olhos,
Cegam-nos a vista.
Tanta alegria, todo o amor
Alteram-nos a mente,
Baralham-nos os sentidos.
Quanto o perfume,
Que me põe estonteado.
Quanta é a luz,
Que me bronzeia a pele.
Este halo prateado,
Purifica-me o espírito.

Descomunal é a magia que me passa rente
Estou na Natureza...
Sinto-me triste e contente!

Trabalho realizado por: Jorge Azevedo, 7º C, nº 19

PARABÉNS!

Exposição de homenagem aos arquitectos: Eero Saarinen e António Portugal



Trabalhos executados pelos alunos do 12º F, na disciplina de Desenho A, orientados pela professora Fernanda Pina


PARABÉNS!

segunda-feira, maio 31, 2010

Trabalhos premiados no âmbito da actividade: Também tu podes ser autor....

Vários alunos participaram na actividade: "Também tu podes ser autor...."
A equipa da Biblioteca decidiu premiar os trabalhos mais originais e as vencedoras foram duas alunas do 7ºD.
A Biblioteca dá-te a conhecer os trabalhos e espera que eles sejam um incentivo para que, da próxima vez, também tu participes e sejas um vencedor!






O Caminho para o sucesso... Estudar!

Eu estudo porque
quero aprender,
quero ser feliz
e um bom emprego ter.

Só poderei ter um futuro risonho
se me esforçar,
tenho de estar atento
e não preguiçar.

Nem sempre
é bom estudar,
mas não há volta a dar:
Tenho mesmo de me aplicar!

Qualquer que seja a profissão que escolher:
cozinheiro, agricultor ou até doutor,
tenho que queimar as pestanas
e boa figura fazer ...

Ana Ramos, 7ºD, nº1





Ser Poeta é ...

Ser poeta é brincar,
Viver todos os dias,
Soltando milhares de palavras,
Milhares de euforias!

Ser poeta é sonhar,
Escrever com o coração,
Mandar os sentimentos,
Num papel escrito à mão.

Ser poeta é disparatar,
Baralhar os sentidos,
Escrever e reescrever,
Histórias de bandidos.

Ser Poeta é uma palavra
Que se diz ser dom.
Mas tudo o que completa
Está no fundo do coração.

Jéssica Braga, 7ºD, nº27


PARABÉNS!

A nossa Biblioteca tem novos filmes. Vem vê-los!