segunda-feira, maio 24, 2010

Actividade ligada ao dia do Autor Português

As turmas 12ºE, 10ºB, 7ºD, 7ºC, 7ºB, 8ºC e 7ºA visitaram a biblioteca e presentearam-nos com a leitura de poemas de vários poetas portugueses que integravam o nosso arvorema e também outros seleccionados previamente pelos alunos.
Muitos alunos tornaram-se autores, deixando no nosso arvorema frases e poemas que construíram no momento da sua visita.

Dia 24 de Maio




Dia 25 de Maio




Dia 26 de Maio



Dia 27 de Maio





Parabéns a todos!

Poesia de amor em Eugénio de Andrade

Integrada na comemoração do Dia do Autor Português decorreu, nesta Biblioteca, uma sessão literária subordinada ao tema:Poesia de Amor em Eugénio de Andrade, orientada pelo Dr. António Oliveira.
Ao longo da sessão, a vida e obra de Eugénio de Andrade foram abordadas com simplicidade e, num tom informal, quer pelo orador, quer pelo público presente.
Vários alunos e professores intervieram, ora colocando questões ora lendo, de forma expressiva, composições poéticas de Eugénio de Andrade.
O Dr. António Oliveira referiu aspectos marcantes da vida do poeta e apresentou algumas curiosidades sobre o seu carácter, a sua relação com os outros e a sua relação com a escrita.
Estiveram presentes vários professores da escola e os alunos das turmas 12º B, 12º F e 11º E.




A Biblioteca agradece a participação de todos.

Sessão Literária com o Dr. António Oliveira

Dr. António Joaquim Oliveira
Doutorado em Ciências da Literatura, área do conhecimento de Literatura Comparada pela Universidade do Minho em 24 de Abril de 2006

No dia 24 de Maio, pelas 10:15h, o Dr. António Oliveira protagonizará, na Biblioteca da Escola, uma sessão literária sobre Eugénio de Andrade que integra a comemoração do Dia do Autor Português.

segunda-feira, maio 17, 2010

Dia do Autor Português ( 22 de Maio)

Desde 1982, que se comemora no dia 22 de Maio o Dia do Autor Português.
Pintores, escritores, poetas, músicos…
Tantos autores que têm enriquecido a nossa cultura e as nossas vidas com as suas criações!

São muitos e das mais diversas áreas os Autores Portugueses que merecem, nesta data, a nossa homenagem e reconhecimento.



A Biblioteca celebra o dia do Autor Português (22 de Maio) com um Arvorema ( a árvore é poema), exposição de caricaturas de autores portugueses realizadas pelos alunos das turmas 11º F e 12º F, palestra com o escritor António Oliveira e actividades de leitura e de escrita com alunos de diversas turmas da escola.

A comemoração do dia do Autor Português decorrerá entre 19 e 27 de Maio.

Durante esta semana, na tua BE, estarão em destaque obras de autores portugueses!
Desde José Saramago ( Prémio Nobel da Literatura em 1998) a Eça de Queirós, Jorge Sousa Braga, Manuel Alegre, Camilo Castelo Branco, Sophia de Mello Breyner, Inês Botelho, Júlio Resende, Siza Vieira, Miguel Sousa Tavares, Maria Alberta Menéres,...e tantos outros do teu agrado!



A escalada da poesia


Mostra de livros de autores portugueses




Exposição de caricaturas de autores portugueses


Arvoremas


Actividade ligada ao arvorema como forma de incentivo à escrita e à leitura.


Sessão Literária com o Dr.António Oliveira
No dia 24 de Maio, pelas 10:15h, o Dr. António Oliveira protagonizará, na Biblioteca da Escola, uma sessão literária sobre Eugénio de Andrade

terça-feira, maio 04, 2010

Livro do mês de Maio






Herbário, de Jorge Sousa Braga, com desenhos de Cristina Valadas, é um excelente livro de poesia para crianças e jovens e que os adultos também gostam de ler. A obra foi distinguida com o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens e é um dos livros recomendados pelo PNL.


Jorge Sousa Braga

Licenciado em Medicina, nasceu em Vila Verde, Braga em 1957. Exerce a especialidade de Obstetrícia num hospital do Porto. A sua obra poética tem vindo a revelar-se de uma criatividade notável, sendo notório desde o primeiro livro De Manhã Vamos Todos Acordar Com Uma Pérola No Cu, de 1981, uma abordagem da temática dos Descobrimentos e da portugalidade sempre tomada pelo lado irónico e surrealista, com ressonâncias do movimento Beat, de São Francisco. A sensualidade, em poemas íntimos, e por vezes extremos, bem como a sua paixão pela poesia oriental têm-no levado a escrever haikus em língua portuguesa com assinalável perfeição. É também notável tradutor, tendo vertido para português poemas de Jorge Luis Borges, Matsuo Bashô, Li Po e Appolinaire, entre muitos outros.
Os seus cinco primeiros livros de poesia, publicados nos anos oitenta, encontram-se reunidos em O Poeta Nu (1991).


Bibliografia:
O Poeta Nu (1991), 2.ª edição, Fenda Edições, Lisboa, 1999
Fogo Sobre Fogo, Fenda Edições, Lisboa, 1998
Herbário, Assírio & Alvim, Lisboa, 1999
A Ferida Aberta, Assírio & Alvim, Lisboa, 2001
Pó de Estrelas, Assírio & Alvim, Lisboa, 2004
Porto de Abrigo, Assírio & Alvim, Lisboa, 2005


Actividade:

Escreve um poema alusivo a um elemento da natureza (flores, árvores animais, …)

Prazo limite de entrega do poema: 31 de Maio
Júri: Equipa da biblioteca
Prémio: Surpresa

segunda-feira, maio 03, 2010

sábado, maio 01, 2010

Dia da Mãe - 2 de Maio

Parabéns a todas as mães!




Alguns alunos quiseram fazer uma surpresa às suas mães, oferecendo-lhes estes presentes:

Para a mãe da Joana (8ºE)

Para a mãe da Renata (8ºE)

Para a mãe da Daniela Sampaio (8ºE)

Para a mãe da Daniela Martins (8ºE)

Para a mãe da Ariana (8ºE)

Para a mãe da Anabela Dias (12ºA)

Para a mãe do David (12ºC)

Para a mãe da Cristina (10º D)

quinta-feira, abril 29, 2010

Feira do Livro


De 28 a 30 de Abril, das 9h às12h e das 15h às 20h decorrerá nesta Biblioteca uma Feira do Livro aberta a toda a comunidade. Esta Feira tem como objectivo a divulgação de autores portugueses e estrangeiros e também sensibilizar o público para a importância da leitura na sua formação cultural.



Aparece com os teus amigos e familiares!

Exposicão: Uma Carta Coreográfica (O Corpo como adivinha a Dança como Fábula)

Visita esta exposição no Polivalente da Escola que está integrada nas actividades da Biblioteca durante a semana da Escola.

quarta-feira, abril 28, 2010

Sessão literária com a escritora Teresa Silva

A sessão literária foi muito interessante e mereceu a atenção de todos os alunos que frequentam o 8º ano.
No final da sessão os alunos colocaram questões que foram amavelmente respondidas pela jovem escritora e duas alunas (Rita - 8º E e Sara - B) apresentaram os aspectos que consideraram mais relevantes na obra " Magia Louca".



A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.

PARABÉNS!

Exposição: Conde S. Bento e seu legado

A exposição foi visitada por 17 turmas (do ensino básico e secundário) e por todos os alunos que frequentaram a Biblioteca durante o período da exposição.
Uma grande parte dos visitantes teve oportunidade de ficar a conhecer a vida e a obra do Conde de S. Bento, já que, num inquérito aplicado aos visitantes, a maioria "confessou" que nada sabia sobre este benemérito tirsense.
A exposição foi muito apreciada por todos aqueles a visitaram.




A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.

sábado, abril 24, 2010

25 de Abril de 1974

Exposição sobre o 25 de Abril de 1974.
Esta exposição estará patente na nossa Biblioteca até ao dia 3 de Maio.


Perguntas e respostas

Como tudo aconteceu há 36 anos atrás.

Músicas e cantores emblemáticos.

Paulo de Carvalho com a canção: E Depois do Adeus



Zeca Afonso com a canção: Grândola, Vila Morena

Sessão Literária com a escritora Teresa Silva

No próximo dia 27 de Abril, entre as 15.15h e as 17:45h, a jovem escritora Teresa Silva protagonizará uma sessão literária dedicada aos alunos do ensino básico. Este encontro literário tem como objectivo motivar os alunos para a leitura e para a escrita.

Teresa Silva é natural da freguesia de Candoso Santiago, concelho de Guimarães. Tem 14 anos, está no nono ano, no Externato Delfim Ferreira, Riba D'Ave.

A Teresa sempre gostou de escrever histórias, desde a primária. Sempre foi responsável e organizada (pôs sempre em primeiro lugar os estudos).

Escrever sempre foi um hobby até que deu a ler a sua primeira história aos pais e professores. O apoio foi imediato e, com a ajuda do Dr. Barroso da Fonte, nasce assim o seu primeiro livro.


Sinopse do livro:
Numa ocupação de férias de Verão, uma adolescente mágica mete-se em sarilhos e, quando se apercebe, está trezentos anos à frente. Foi parar a um Mundo muito diferente do dela.
A sua grande preocupação relaciona-se com a população desse Mundo que a queria matar, por um acto que ela fizera sem querer... quando só queria ajudar!
Tudo por uma pulseira mágica que nem era dela!
Uma aventura incrível sobre uma adolescente a tentar salvar-se de sarilhos que nem ela conhece bem.

quinta-feira, abril 22, 2010

Dia do Livro - 23 de Abril

Os direitos inalienáveis do leitor

O direito de ler não importa o quê

O direito de amar os “heróis” dos romances

O direito de não ler

O direito de saltar páginas

O direito de ler não importa onde

O direito de saltar de livro em livro

O direito de não acabar um livro

O direito de reler

O direito de ler em voz alta

O direito de não falar do que se leu


Vem ver a selecção de livros que fizemos para ti!


domingo, abril 11, 2010

EXPOSIÇÃO SOBRE O CONDE DE S. BENTO


Esta exposição estará patente na nossa Biblioteca de 12 de Abril a 22 de Abril.

A Câmara Municipal de Santo Tirso e a Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso comemoraram o Bicentenário do Nascimento do Conde de S. Bento, em 2007, com a apresentação da exposição «O Conde de S. Bento e o seu Legado».

Manuel José Ribeiro – o Conde de S. Bento – nasce na Quinta de Poldrães, em S. Miguel das Aves, a 28 de Agosto de 1807. De origem humilde, decide tentar a sua sorte no Brasil, para onde embarca com apenas 11 anos de idade. Até 1832, Manuel José Ribeiro procura fortuna por algumas cidades do Baixo Amazónia, fixando-se depois em Santa Maria de Belém, onde desenvolve a sua próspera actividade como comerciante.

Regressa a Portugal em 1874, tinha então 67 anos, e instala-se em definitivo na vila de Santo Tirso. Por Decreto-Lei de 20 de Janeiro de 1881, Manuel José Ribeiro é agraciado com o título de Visconde de S. Bento e, cinco anos depois, a 6 de Maio de 1886, o título de Conde. Manuel José Ribeiro torna-se no grande benemérito de Santo Tirso, sendo conhecido pela generosidade e prontidão com que atende a todos os pedidos.

Em 1882 adquire o Mosteiro de S. Bento e as suas quintas. Nesta época impulsiona, e apoia, um conjunto de obras de grande relevância para a sua comunidade, como a Escola Primária, o Hospital da Misericórdia, obras de beneficiação de várias igrejas, e o apoio a festas locais. O Conde de S. Bento cedeu terrenos para a urbanização da vila de Santo Tirso, para a construção do Parque D. Maria II, bem como, para o incremento económico da vila através do seu legado testamentário, executado pelo sobrinho José Luís de Andrade, garantindo a construção de um Asilo Agrícola e de uma fábrica, que empregasse famílias tirsenses. A 28 de Agosto de 1892 é alvo de reconhecimento público, com a inauguração da sua estátua na vila de Santo Tirso, pelas entidades oficiais do concelho, pelos seus amigos, de aquém e além mar (Brasil) e pela Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso. O grande benemérito de Santo Tirso morre a 26 de Março de 1893.




quinta-feira, abril 01, 2010

Livro do Mês de Março e Abril

À Beira do Lago dos Encantos -texto



Maria Alberta Menéres
, de seu nome completo Maria Alberta Rovisco Garcia Menéres de Melo e Castro nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1930.

Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, pela Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora do ensino secundário e colaborou em diversas publicações nomeadamente Tábula Redonda, Diário de Notícias, Cadernos do Meio-Dia e Diário Popular, tendo neste último sido responsável, durante dois anos, pela secção Iniciação Literária.
A sua primeira obra data de 1952 e intitula-se Intervalo, tendo sido premiada, em 1960, com o seu livro Água-Memória, no Concurso Internacional de Poesia Giacomo Leopardi.
Maria Alberta Menéres tem dedicado grande parte da sua obra à literatura infantil e juvenil e produziu nesta área programas de televisão, sendo em 1975 sido nomeada chefe do departamento de programas infantis e juvenis da RTP.
Ao longo da sua carreira tem recebido inúmeros prémios nomeadamente o Prémio de Literatura Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1981. Em colaboração com Ernesto de Melo e Castro, organizou, em 1979, uma Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa.




Sinopse
Habitantes de um planeta desconhecido, Ele e Ela interrogam a Vida, procuram significados para as palavras e vão descobrindo o mundo, através dos sentidos e, sobretudo, da experiência da amizade.







Actividade:

Lê a obra e responde ao seguinte questionário.
Actividade__ Guião de Leitura

Prazo limite de entrega dos trabalhos: 30 de Abril
Júri: Equipa da biblioteca
Prémio: Surpresa

domingo, março 28, 2010

Peça de Teatro: auto da Barca do Inferno

Elenco da peça:

Jorge Azevedo - Diabo
Joana Andrade - Anjo
Leonor Pelayo - Companheiro
Pedro Figueira - Fidalgo
André Gonçalves - Parvo
Anabela Rocha - Sapateiro
David Almeida - Frade
Ana Catarina Pereira - Florença
Diana Andrade - Brízida Vaz
Inês Pinto - Cavaleiro
Alice Santos - Ponto
Raquel Faria- Encenadora
Paulo Ferreira - Encenador

O guarda-roupa foi cedido amavelmente pela D. Albertina, avó do aluno Jorge Azevedo
Os ensaios estiveram a cargo da professora Bibliotecária, Dora Freitas

A dramatização de algumas cenas da peça "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente, o maior dramaturgo português, apelidado o "pai" do Teatro português, insere-se na comemoração do dia mundial do Teatro ( 27 de Março) e também integra a iniciativa a Poesia está na Rua.




Mais uma vez, os nossos jovens "actores" demonstraram a qualidade e o entusiasmo de verdadeiros profissionais.

A todos, os nossos agradecimentos e muitos PARABÉNS!



















sexta-feira, março 26, 2010

Os Livros mais lidos durante o 2º Período

À Beira do Lago dos Encantos de Maria Alberta Menéres

Os Maias de Eça de Queirós

O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia de Mello Breyner Andresen

Felizmente há Luar! de Luis Sttau Monteiro

As aventuras de Tom Sawer de Mark Twain

Bichos de Miguel Torga

O Pricipezinho de Antoine Saint-Exupéry

Novos Contos da Montanha de Miguel Torga

Falar Verdade a Mentir de Almeida Garrett

Amanhecer de Stephenie Meyer

Memorial do Convento de José Saramago

O Pianista de Władysław Szpilman

Como salvámos Sprite de Mark R. Levin

O Mundo em que Vivi de Ilse Losa

A Vida de uma Princesa Árabe de Jean P. Sasson

Zé Jasmim na Terra dos Aldrabões de Gianni Rodari

terça-feira, março 23, 2010

Homenagem ao Pintor João Vieira. Pintores do séc. XX




Desenhos e pintura dos alunos do 12ºF orientados pela professora Fernanda Pina.



Interpretação de pinturas de pintores do séc. XX.

Estes trabalhos também foram executados pelos alunos do 12º F, na disciplina de Oficina de Artes, orientados pela professora Gorete Jardim.


PARABÉNS!





Sessão literária com o escritor e artista Augusto Canetas

Nesta sessão literária do escritor e artista Augusto Canetas também participaram os alunos: Sara do 10º C, João, Pedro Ferreira, Bruno, Cristina, Miguel, Rui do 12º J e o professor Joaquim Santos.
Estiveram presentes vários professores da escola e os alunos das turmas 10º A, 10º C e 12º J.



Obrigada a todos! Vocês foram excelentes!
A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.

PARABÉNS!

sábado, março 20, 2010

Começou a Primavera - 21 de Março

Hoje começa a Primavera e comemora-se o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial da Árvore.
Para celebrar este dia deixo-vos a Primavera de Vivaldi e um poema:


Antonio Lucio Vivaldi



As árvores e os livros

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: "Floresta das zonas temperadas".

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.

Jorge Sousa Braga


quarta-feira, março 17, 2010

Sessão Literária




No próximo dia 22 de Março, entre as 15.15h e as 17h, no auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, o escritor e artista Augusto Canetas protagonizará uma sessão literária dedicada aos alunos do ensino secundário. Este encontro literário é promovido pela Biblioteca da Escola Secundária de D. Dinis e tem como objectivo motivar os alunos para a leitura e para a escrita.
Ao longo da sessão serão lidos e comentados textos do autor bem como declamados poemas de outros escritores portugueses.

terça-feira, março 16, 2010

Exposição de Caricaturas

Esta exposição estará patente na Biblioteca Municipal, no âmbito da iniciativa Poesia está na Rua, e, no 3º período, na nossa Biblioteca.


Estes trabalhos foram realizados pelos alunos do 10ºF e do 12ºF.

PARABÉNS!

sexta-feira, março 05, 2010

Actividades da Semana da Leitura (1 a 5 de Março)

Ao longo da semana, a Biblioteca dinamizou várias actividades com o objectivo de promover a leitura:
- Declamação de poemas por alunos e professores da escola em diferentes espaços (Biblioteca, Sala dos Professores e Polivalente);
- Exposição de Acrósticos realizados por alunos do 7º ano;
- Mostra de literatura portuguesa e estrangeira na Biblioteca;
- Apresentação oral de obras lidas e seleccionadas por alunos;
- Debate à volta da importância da leitura: audição de um excerto radiofónico da autoria de Pacheco Pereira; leitura de excertos do livro A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón;
-História e Origem do Chá - Excertos da PAP do aluno: Carlos Gonçalves do 12º H (Curso Profissional de Restauração);
- Chá com livros (professores, funcionários e encarregados de educação conversam sobre livros).









Exposição de Acrósticos


Sala dos Professores


Polivalente







Esta actividade teve o apoio da Pantir.







A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.

PARABÉNS!



quinta-feira, março 04, 2010

Concurso Nacional de Leitura-Porto

Na Quarta-feira (3 de Março), a Márcia (10ºC), a Iolanda (7º G), a Francisca (8º D) e a Joana (9ºF) participaram na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura (prova escrita) - Biblioteca Almeida Garrett no Palácio de Cristal - Porto



PARABÉNS!

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Na terça-feira (23 de Fevereiro), a Professora Manuela Dinis e a turma C do 10º ano estiveram na Biblioteca para uma aula diferente.
Um grupo de alunos da turma declamou poemas de Florbela Espanca, de Luís de Camões, de Alexandre O'Neill, de António Gedeão, de Miguel Torga, de Fernando Pessoa e de José Régio.

A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.







Parabéns!

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Na quarta-feira (18 de Fevereiro), a Professora Palmira Silva e a turma A do 10º ano estiveram na Biblioteca para uma aula diferente.
Um grupo de alunos da turma declamou poemas de Florbela Espanca, de Luís de Camões, de Ary dos Santos, de Eugénio de Andrade ...
O aluno André Soares do 10ºF simpaticamente acompanhou os colegas à viola.

A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.











Parabéns!

Livro do mês de Fevereiro


Sinopse

Tudo começa com a chegada da estranha e misteriosa forasteira Vianne Rocher e de sua filha à pequena cidade francesa, o que vai mudar para sempre a vida de seus habitantes. Vianne abre uma loja especializada em chocolates finos bem na frente da igreja. O local é visto pelo cura do vilarejo, o padre Reynaud, como uma ameaça à integridade de seu rebanho, principalmente diante da proximidade da Quaresma, um tradicional período de abnegação. O efeito da lojinha sobre a população é grande e imediato. O conflito entre a igreja e Vianne agrava-se quando ela anuncia um festival de chocolate no Domingo de Páscoa. Horrorizado, o padre elabora um plano para acabar com a festa.

Escritora franco-inglesa, Joanne Michèle Sylvie Harris nasceu a 3 de Julho de 1964, em Yorkshire. Filha de pai inglês e mãe francesa, ambos professores, cresceu sentindo-se deslocada por força do seu bilinguismo, num meio adverso ao cosmopolitismo. Refugiou-se portanto na leitura, que povoou a sua fantasia de amigos imaginários, sobretudo nos primeiros dez anos da sua vida. Estudou no Wakesfield Girl's High e no Barnsley Sixth Form College. Passou grande parte da sua adolescência a escrever, imitando os seus autores favoritos, à procura do seu próprio estilo. Ao terminar o ensino secundário, ingressou no St. Catherine's College de Cambridge, onde se diplomou em Línguas e Literaturas Medievais e Modernas, Variante de Estudos Franceses e Alemães. Neste período envolveu-se em algumas actividades extra-curriculares, como a prática do Ju-Jitsu e a música, chegando a actuar em vários bares de Cambridge com o seu baixo. Antes de responder à vocação familiar do ensino, passou por uma breve fase em que trabalhou como guarda-livros e como música. Começou depois a ensinar Francês na Leeds Grammar School e, mais tarde, Literatura Francesa na Universidade de Sheffield. Em 1989 publicou o seu primeiro romance, The Evil Seed, a que se seguiu Sleep Pale Sister (1993). Ambas as obras passaram despercebidas pela crítica, nunca chegando a ser reeditadas. No entanto, dez anos após o aparecimento do seu primeiro trabalho, surgiu com Chocolat (1999). A obra, que constituiu um sucesso de vendas imediato, foi nomeada para um Prémio Whitbread. Situado num lugar exótico no vale do Loire, em França, o romance contava a história de uma jovem viúva que chega a uma aldeia oprimida e decide abrir uma lojas de chocolates, que usa para adoçar a amargura da população. Foi adaptado para o cinema pelo realizador Lasse Hallström, contando com a presença de Juliette Binoche no papel principal. No ano de 2001 apareceu Five Quarters Of The Orange (Cinco Quartos de Laranja), a que seguiram Blackberry Wine (2001), The French Kitchen, A Cookbook (2002), Coastliners (2002, A Praia Roubada) e Holy Fools (2003).


Actividade:
Lê a obra ou vê o filme e escreve um texto (de 150 a 200 palavras) onde relates o episódio que para ti foi mais marcante.


Prazo limite de entrega dos trabalhos: 12 de Março
Júri: Equipa da biblioteca
Prémio: Surpresa

Resultado do concurso: Livro do mês de Janeiro

Os trabalhos premiados foram dos alunos:


Carlota Marinho Martins Pereira, 7ºC, nº 8

Jorge Gonçalves Azevedo, 7ºC, nº 19





PARABÉNS!

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Diverte-te no dia de S. Valentim!

Vem comemorar o dia de S. Valentim na Biblioteca.

Dia 11 de Fevereiro – Apresentação do filme: CHOCOLATE

Dia 12 de Fevereiro - Exposição subordinada ao tema: BIODIVERSIDADE

Do dia 9 a 19 de Fevereiro – Divulgação de várias obras cuja temática dominante é o AMOR.




Dia dos Namorados

Posso dizer que nunca gostei deste dia.
Não tem nada de diferente,
Nada de invulgar,
Nada o diferencia dos restantes.

Pode fazer-me menos alegre,
Menos concentrada,
Menos confiante,
E muito mais distante.

Será mesmo capaz de ser o meu dia de azar.

Contemplar a ternura de cada gesto,
A afeição de cada olhar
E a paixão de cada beijo.
Parece que me querem matar.

Sim, não desminto,
Gostava de não passar este dia sozinha.
De ter alguém que me desse a mão,
De ter alguém que me roubasse o coração.

Contudo, fico sentada à distância
Desviando o olhar quando acho que necessito
Contendo as lágrimas que querem transbordar
Por não ter ninguém que comigo pudesse estar.

Todos os anos, é sempre assim ...

Parece que o tempo até anda mais devagar.
Que aprecia a minha tristeza,
Neste dia de tamanha grandeza,
Que eu gostava que pudesse acabar.

Será este ano diferente?

Rita Marinho, 9º A, nº 20




É verdade ...
e o pensamento corre e não o seguro
deixa a tua memória a voar também
e vem comigo até ao passado ...
Recorda comigo todos aqueles instantes
que desejavas ver eternos e parados para sempre ...
Quantos momentos!
Tanta felicidade, meu Deus!
Recorda aquele nosso primeiro beijo no “ginásio”,
aquele lugar de momentos ...
Recordando se vive e tenho saudades!
Também tenho receio que tempos iguais,
não se repetiam!
E tu? Não gostarias de repeti-los?
Passar pelos mesmos lugares,
refazer os mesmos passos,
gestos e carícias?
Quanto amor nos demos!
Já se terá esgotado?
As fontes continuam
e as nascentes não morrem!
Porque não somos parecidos àqueles tempos?
Estranha mudança nossa no presente!

Tatiana Gomes, 9º A, nº 26

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Na segunda-feira (8 de Fevereiro), a Professora Palmira Silva e a turma F do 10º ano estiveram na Biblioteca para uma aula diferente.
Um grupo de alunos da turma declamou poemas de Florbela Espanca, de Luís de Camões, de Ary dos Santos, de Eugénio de Andrade ...






A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.
Parabéns!

sábado, fevereiro 06, 2010

A nossa Biblioteca tem novos livros. Vem lê-los!

Vem ler para a nossa Biblioteca!




Livros_novidades de Fevereiro

Concurso: Faça Lá um Poema








Os poemas enviados para o concurso foram os seguintes:


A Estrela

Este conto maravilhoso
Na escola estudei
E quero que digam a todos
Que a vós vos contei

Era uma vez um menino,
Pedro era o seu nome
Para alcançar a estrela
Subiu uma torre

E lá no cimo,
A estrela despegou.
Quando chegou a casa
Na cama se deitou.

No dia seguinte ele gritou:
-Foi roubada! Foi roubada!
Ele estava enganado
Estava só apagada,

Mas certa noite
Tudo a mãe descobriu
E esta história
Toda a aldeia a ouviu.

Então a aldeia
Teve uma grande discussão
Quando o filho do senhor Governo
Pegou na estrela
Ela queimou a sua mão.

Então, foi lá Pedro
Ficou decidido
Quando deram por isso,
As escadas, ele já as tinha subido.

E quando a estava a colocar
Mas que pouca sorte…
Ele desequilibrou-se
Toda gente chorou a sua morte.

Não quero aplausos
Não armem uma feira
O autor deste conto
Vergílio Ferreira

Escola Secundária de D. Dinis – Santo Tirso
Pedro Miguel Martins Pereira da Silva, N23, 7º C


Negação

Não.
Não consigo,
Não posso mais.
Não quero ter de escrever.

Tenho uma folha em branco,
Que não sei como preencher.

Rasgam-se as folhas
Gasta-se o carvão.
Fica minha alma
Caída no chão.

Todo este trabalho,
Toda esta frustração,
Começou naquele dia
Em que me disseram:
- Faça lá um poema!
Como se isso fosse magia...

Ser poeta não é fácil
Sobretudo quando falta a inspiração.
Trabalhar por encomenda
Não, não é minha paixão.

São barreiras que se impõem
São limites que cegam
A cor das palavras
De um poeta sem patrão.

Não e Não.


Escola Secundária de D. Dinis – Santo Tirso
Jorge Gonçalves Azevedo, nº 19, T:7º C



Eu quero-te…

Para que tenhas em mim
Todas as sensações de pleno prazer,
Vivendo fantasias, desejos,
Sem que nada nos possa deter…

Eu quero-te…

Para que mergulhes,
Nos meus puros poços de amor,
Águas cálidas que acalentam o teu fogo,
Que despertam os meus sentidos,
Que me fazem tremer…

Eu quero-te…

Para que mergulhes no meu olhar,
E descubras a minha alma,
Que agora chama-te,
Que acaricies o meu coração,
E compreendas que eu amo-te…


Eu quero-te…

Para que me envolvas nos teus braços,
E me beijes com os teus lábios molhados, Que me imploram em sussurros,
Que eu faça as tuas vontades e te faça feliz…

Eu quero-te…
Para te entregar o meu corpo,
Para te entregar o meu coração,
E desvendares a minha alma,
Como se fosse um enigma…

Eu quero-te…

Escola Secundária de D. Dinis – Santo Tirso
Carlos Filipe Macedo Araújo, nº 8, 8º E


A VIAGEM

Parto do porto sem rumo
Com medo de te deixar
Neste destino que assumo
Co’a vontade de voltar

Mais, sinto que hoje é tarde
Demais para mudar o que arde
E que consome por dentro, o peito
Sem pudor nem jeito.

Navego neste mar de memórias
Que nunca esqueci
Em que apenas correm histórias
Oh, e são todas de ti!

Que o mar alto me faça esquecer
Aquilo que fiz para perder
Aquilo que não tive coragem de continuar
E me ensine a um novo caminho chegar

Porque sempre foram mais marés que marinheiros
Mas ninguém lembra aos guerreiros
Que a guerra há-de continuar
Até a viagem terminar…

E se alguém sentir
Que não consegue alcançar
Lembre-se que importante é partir
Não é chegar!

Ana Luísa Tomás Guimarães
Escola Secundária de D. Dinis – 12º ano, Turma J, Nº2



Existência

Quero desaparecer.
Quero encontrar-me.
Poder compreender,
Isto qu’anda a rodear-me.

Quanto mais gritos, menos me ouvem.
Quanto mais olho, menos me enxerga.
Quero uma elucidação,
Mas desbarato-a em suposição.

As palavras, estão esquecidas,
Mas não as sinto apagadas.
Vejo imagens, carcomidas,
Mas não as suas chamas.

De onde é que eu vim?
Onde é que eu pertenço?
Será qu’isto vem de mim?
Ou será que já enlouqueço?

Sei que vim, mas não cheguei.
Meu lugar, é onde não fui.
Alimento a loucura que flui,
Parte a parte o descobrirei.

Escola Secundária de D. Dinis – Santo Tirso
Ana Cláudia Teixeira Mendes
12º ano T: J nº1



VIDA

A vida. Mas que conceito estranho, que palavra complexa.
Que denominação tão caricata para uma coisa quase sempre adversa.
Um dicionário de palavras e definições
De conquistas e paixões,
De momentos e amizades.
Mas que mundo, tão cheio, tão repleto,
Que sem ti ao meu lado, que sem a tua presença
Jamais fica completo.

Eu serei cavaleiro, tu guerreira
E juntos venceremos todos os obstáculos,
E superaremos todo e qualquer problema que se intrometa
No nosso sonho.

Não deixes que a chuva apague as palavras
E que o sol seque as promessas.
Não permitas que ninguém te silencie,
Que te torne insignificante

Fica comigo, noite e dia.
Não deixes que o teu sorriso desapareça
E que a tua voz me enlouqueça
Enquanto tiver a tua amizade
Vivo e sou feliz.

Escola Secundária de D. Dinis – Santo Tirso
Emanuel Oliveira
12º J, nº 8