terça-feira, fevereiro 23, 2010

Na terça-feira (23 de Fevereiro), a Professora Manuela Dinis e a turma C do 10º ano estiveram na Biblioteca para uma aula diferente.
Um grupo de alunos da turma declamou poemas de Florbela Espanca, de Luís de Camões, de Alexandre O'Neill, de António Gedeão, de Miguel Torga, de Fernando Pessoa e de José Régio.

A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.







Parabéns!

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Na quarta-feira (18 de Fevereiro), a Professora Palmira Silva e a turma A do 10º ano estiveram na Biblioteca para uma aula diferente.
Um grupo de alunos da turma declamou poemas de Florbela Espanca, de Luís de Camões, de Ary dos Santos, de Eugénio de Andrade ...
O aluno André Soares do 10ºF simpaticamente acompanhou os colegas à viola.

A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.











Parabéns!

Livro do mês de Fevereiro


Sinopse

Tudo começa com a chegada da estranha e misteriosa forasteira Vianne Rocher e de sua filha à pequena cidade francesa, o que vai mudar para sempre a vida de seus habitantes. Vianne abre uma loja especializada em chocolates finos bem na frente da igreja. O local é visto pelo cura do vilarejo, o padre Reynaud, como uma ameaça à integridade de seu rebanho, principalmente diante da proximidade da Quaresma, um tradicional período de abnegação. O efeito da lojinha sobre a população é grande e imediato. O conflito entre a igreja e Vianne agrava-se quando ela anuncia um festival de chocolate no Domingo de Páscoa. Horrorizado, o padre elabora um plano para acabar com a festa.

Escritora franco-inglesa, Joanne Michèle Sylvie Harris nasceu a 3 de Julho de 1964, em Yorkshire. Filha de pai inglês e mãe francesa, ambos professores, cresceu sentindo-se deslocada por força do seu bilinguismo, num meio adverso ao cosmopolitismo. Refugiou-se portanto na leitura, que povoou a sua fantasia de amigos imaginários, sobretudo nos primeiros dez anos da sua vida. Estudou no Wakesfield Girl's High e no Barnsley Sixth Form College. Passou grande parte da sua adolescência a escrever, imitando os seus autores favoritos, à procura do seu próprio estilo. Ao terminar o ensino secundário, ingressou no St. Catherine's College de Cambridge, onde se diplomou em Línguas e Literaturas Medievais e Modernas, Variante de Estudos Franceses e Alemães. Neste período envolveu-se em algumas actividades extra-curriculares, como a prática do Ju-Jitsu e a música, chegando a actuar em vários bares de Cambridge com o seu baixo. Antes de responder à vocação familiar do ensino, passou por uma breve fase em que trabalhou como guarda-livros e como música. Começou depois a ensinar Francês na Leeds Grammar School e, mais tarde, Literatura Francesa na Universidade de Sheffield. Em 1989 publicou o seu primeiro romance, The Evil Seed, a que se seguiu Sleep Pale Sister (1993). Ambas as obras passaram despercebidas pela crítica, nunca chegando a ser reeditadas. No entanto, dez anos após o aparecimento do seu primeiro trabalho, surgiu com Chocolat (1999). A obra, que constituiu um sucesso de vendas imediato, foi nomeada para um Prémio Whitbread. Situado num lugar exótico no vale do Loire, em França, o romance contava a história de uma jovem viúva que chega a uma aldeia oprimida e decide abrir uma lojas de chocolates, que usa para adoçar a amargura da população. Foi adaptado para o cinema pelo realizador Lasse Hallström, contando com a presença de Juliette Binoche no papel principal. No ano de 2001 apareceu Five Quarters Of The Orange (Cinco Quartos de Laranja), a que seguiram Blackberry Wine (2001), The French Kitchen, A Cookbook (2002), Coastliners (2002, A Praia Roubada) e Holy Fools (2003).


Actividade:
Lê a obra ou vê o filme e escreve um texto (de 150 a 200 palavras) onde relates o episódio que para ti foi mais marcante.


Prazo limite de entrega dos trabalhos: 12 de Março
Júri: Equipa da biblioteca
Prémio: Surpresa

Resultado do concurso: Livro do mês de Janeiro

Os trabalhos premiados foram dos alunos:


Carlota Marinho Martins Pereira, 7ºC, nº 8

Jorge Gonçalves Azevedo, 7ºC, nº 19





PARABÉNS!

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Diverte-te no dia de S. Valentim!

Vem comemorar o dia de S. Valentim na Biblioteca.

Dia 11 de Fevereiro – Apresentação do filme: CHOCOLATE

Dia 12 de Fevereiro - Exposição subordinada ao tema: BIODIVERSIDADE

Do dia 9 a 19 de Fevereiro – Divulgação de várias obras cuja temática dominante é o AMOR.




Dia dos Namorados

Posso dizer que nunca gostei deste dia.
Não tem nada de diferente,
Nada de invulgar,
Nada o diferencia dos restantes.

Pode fazer-me menos alegre,
Menos concentrada,
Menos confiante,
E muito mais distante.

Será mesmo capaz de ser o meu dia de azar.

Contemplar a ternura de cada gesto,
A afeição de cada olhar
E a paixão de cada beijo.
Parece que me querem matar.

Sim, não desminto,
Gostava de não passar este dia sozinha.
De ter alguém que me desse a mão,
De ter alguém que me roubasse o coração.

Contudo, fico sentada à distância
Desviando o olhar quando acho que necessito
Contendo as lágrimas que querem transbordar
Por não ter ninguém que comigo pudesse estar.

Todos os anos, é sempre assim ...

Parece que o tempo até anda mais devagar.
Que aprecia a minha tristeza,
Neste dia de tamanha grandeza,
Que eu gostava que pudesse acabar.

Será este ano diferente?

Rita Marinho, 9º A, nº 20




É verdade ...
e o pensamento corre e não o seguro
deixa a tua memória a voar também
e vem comigo até ao passado ...
Recorda comigo todos aqueles instantes
que desejavas ver eternos e parados para sempre ...
Quantos momentos!
Tanta felicidade, meu Deus!
Recorda aquele nosso primeiro beijo no “ginásio”,
aquele lugar de momentos ...
Recordando se vive e tenho saudades!
Também tenho receio que tempos iguais,
não se repetiam!
E tu? Não gostarias de repeti-los?
Passar pelos mesmos lugares,
refazer os mesmos passos,
gestos e carícias?
Quanto amor nos demos!
Já se terá esgotado?
As fontes continuam
e as nascentes não morrem!
Porque não somos parecidos àqueles tempos?
Estranha mudança nossa no presente!

Tatiana Gomes, 9º A, nº 26

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Na segunda-feira (8 de Fevereiro), a Professora Palmira Silva e a turma F do 10º ano estiveram na Biblioteca para uma aula diferente.
Um grupo de alunos da turma declamou poemas de Florbela Espanca, de Luís de Camões, de Ary dos Santos, de Eugénio de Andrade ...






A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.
Parabéns!

sábado, fevereiro 06, 2010

A nossa Biblioteca tem novos livros. Vem lê-los!

Vem ler para a nossa Biblioteca!




Livros_novidades de Fevereiro

Concurso: Faça Lá um Poema








Os poemas enviados para o concurso foram os seguintes:


A Estrela

Este conto maravilhoso
Na escola estudei
E quero que digam a todos
Que a vós vos contei

Era uma vez um menino,
Pedro era o seu nome
Para alcançar a estrela
Subiu uma torre

E lá no cimo,
A estrela despegou.
Quando chegou a casa
Na cama se deitou.

No dia seguinte ele gritou:
-Foi roubada! Foi roubada!
Ele estava enganado
Estava só apagada,

Mas certa noite
Tudo a mãe descobriu
E esta história
Toda a aldeia a ouviu.

Então a aldeia
Teve uma grande discussão
Quando o filho do senhor Governo
Pegou na estrela
Ela queimou a sua mão.

Então, foi lá Pedro
Ficou decidido
Quando deram por isso,
As escadas, ele já as tinha subido.

E quando a estava a colocar
Mas que pouca sorte…
Ele desequilibrou-se
Toda gente chorou a sua morte.

Não quero aplausos
Não armem uma feira
O autor deste conto
Vergílio Ferreira

Escola Secundária de D. Dinis – Santo Tirso
Pedro Miguel Martins Pereira da Silva, N23, 7º C


Negação

Não.
Não consigo,
Não posso mais.
Não quero ter de escrever.

Tenho uma folha em branco,
Que não sei como preencher.

Rasgam-se as folhas
Gasta-se o carvão.
Fica minha alma
Caída no chão.

Todo este trabalho,
Toda esta frustração,
Começou naquele dia
Em que me disseram:
- Faça lá um poema!
Como se isso fosse magia...

Ser poeta não é fácil
Sobretudo quando falta a inspiração.
Trabalhar por encomenda
Não, não é minha paixão.

São barreiras que se impõem
São limites que cegam
A cor das palavras
De um poeta sem patrão.

Não e Não.


Escola Secundária de D. Dinis – Santo Tirso
Jorge Gonçalves Azevedo, nº 19, T:7º C



Eu quero-te…

Para que tenhas em mim
Todas as sensações de pleno prazer,
Vivendo fantasias, desejos,
Sem que nada nos possa deter…

Eu quero-te…

Para que mergulhes,
Nos meus puros poços de amor,
Águas cálidas que acalentam o teu fogo,
Que despertam os meus sentidos,
Que me fazem tremer…

Eu quero-te…

Para que mergulhes no meu olhar,
E descubras a minha alma,
Que agora chama-te,
Que acaricies o meu coração,
E compreendas que eu amo-te…


Eu quero-te…

Para que me envolvas nos teus braços,
E me beijes com os teus lábios molhados, Que me imploram em sussurros,
Que eu faça as tuas vontades e te faça feliz…

Eu quero-te…
Para te entregar o meu corpo,
Para te entregar o meu coração,
E desvendares a minha alma,
Como se fosse um enigma…

Eu quero-te…

Escola Secundária de D. Dinis – Santo Tirso
Carlos Filipe Macedo Araújo, nº 8, 8º E


A VIAGEM

Parto do porto sem rumo
Com medo de te deixar
Neste destino que assumo
Co’a vontade de voltar

Mais, sinto que hoje é tarde
Demais para mudar o que arde
E que consome por dentro, o peito
Sem pudor nem jeito.

Navego neste mar de memórias
Que nunca esqueci
Em que apenas correm histórias
Oh, e são todas de ti!

Que o mar alto me faça esquecer
Aquilo que fiz para perder
Aquilo que não tive coragem de continuar
E me ensine a um novo caminho chegar

Porque sempre foram mais marés que marinheiros
Mas ninguém lembra aos guerreiros
Que a guerra há-de continuar
Até a viagem terminar…

E se alguém sentir
Que não consegue alcançar
Lembre-se que importante é partir
Não é chegar!

Ana Luísa Tomás Guimarães
Escola Secundária de D. Dinis – 12º ano, Turma J, Nº2



Existência

Quero desaparecer.
Quero encontrar-me.
Poder compreender,
Isto qu’anda a rodear-me.

Quanto mais gritos, menos me ouvem.
Quanto mais olho, menos me enxerga.
Quero uma elucidação,
Mas desbarato-a em suposição.

As palavras, estão esquecidas,
Mas não as sinto apagadas.
Vejo imagens, carcomidas,
Mas não as suas chamas.

De onde é que eu vim?
Onde é que eu pertenço?
Será qu’isto vem de mim?
Ou será que já enlouqueço?

Sei que vim, mas não cheguei.
Meu lugar, é onde não fui.
Alimento a loucura que flui,
Parte a parte o descobrirei.

Escola Secundária de D. Dinis – Santo Tirso
Ana Cláudia Teixeira Mendes
12º ano T: J nº1



VIDA

A vida. Mas que conceito estranho, que palavra complexa.
Que denominação tão caricata para uma coisa quase sempre adversa.
Um dicionário de palavras e definições
De conquistas e paixões,
De momentos e amizades.
Mas que mundo, tão cheio, tão repleto,
Que sem ti ao meu lado, que sem a tua presença
Jamais fica completo.

Eu serei cavaleiro, tu guerreira
E juntos venceremos todos os obstáculos,
E superaremos todo e qualquer problema que se intrometa
No nosso sonho.

Não deixes que a chuva apague as palavras
E que o sol seque as promessas.
Não permitas que ninguém te silencie,
Que te torne insignificante

Fica comigo, noite e dia.
Não deixes que o teu sorriso desapareça
E que a tua voz me enlouqueça
Enquanto tiver a tua amizade
Vivo e sou feliz.

Escola Secundária de D. Dinis – Santo Tirso
Emanuel Oliveira
12º J, nº 8

quinta-feira, janeiro 28, 2010

Hora do Conto


Na quinta-feira (28 de Janeiro), a Professora Manuela Dinis e a turma C do 10º ano dinamizaram a HORA do CONTO.
Um grupo de alunos da turma leu expressivamente o conto "Os Vizinhos" de Mia Couto e um excerto do conto "Um sino na Montanha" de Fernando Namora






A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.

Parabéns!

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Resultado do concurso: Livro do mês de Dezembro

Um Natal Inesquecível



Era véspera de Natal e numa aldeia pequena uma menina chamada Leonor encontrava-se muito desconsolada, pois, por baixo do seu belo pinheiro de Natal, não havia prendinhas.
As horas passavam e Leonor ficava cada vez mais impaciente.
Leonor era como a maioria das crianças da sua idade e considerava que o mais importante da época natalícia era receber as prendas. Foi essa a razão que levou os seus pais a fugirem à tradição de todos os anos e optarem por lhe mostrar o que está para além dos bens materiais.
Durante a tarde, levaram Leonor a visitar o orfanato da aldeia. Esta ficou estupefacta com o que viu e perguntava-se como é que aquelas conseguiam viver assim, tão pobres nos seus brinquedos.
Era difícil para esta menina de dez anos, que estava habituada a ter tudo o que desejasse, ver crianças de várias idades sem brinquedos luxuosos como os dela.
No orfanato eram as crianças que faziam os seus brinquedos e faziam esse trabalho com tanto amor e ternura, trabalhavam em conjunto muito divertidos.
Leonor e os pais passeavam pelos corredores, quando esta avistou duas jovens que brincavam com uma boneca de pano, uma mais velha que tinha a sua idade e outra mais nova. A funcionária que os acompanhava na visita disse-lhes que eram duas irmãs, a Rita e a Joana, estavam no orfanato há um ano. Disse-lhes também que Joana cuidava da irmã desde que ali chegaram com um enorme amor.
Leonor comoveu-se ao ouvir o resto da história e ver o amor que, claramente, elas nutriam uma pela outra. À noite disse aos pais que, para si, as prendas eram banais, o que realmente lhe interessava era o amor e os momentos que passava com eles.
António e Ana, os pais de Joana, atingiram o seu objectivo de mostrar à filha a verdadeira importância não só do Natal, mas da vida. Para Leonor, este tinha sido o melhor Natal de sempre.
Esta bela história de Leonor foi contada na ceia de Natal pela minha tia Ana e a sua mensagem tornou o meu Natal inesquecível.


Trabalho realizado pela aluna do 10º C, nº 2, Ana Filipa Oliveira.

Parabéns!

quarta-feira, janeiro 20, 2010

A Hora do Conto e Falar de Livros

Se gostas de ler, de ouvir e falar sobre livros, de dar a conhecer aquilo que aprendes com eles, inscreve-te na nova actividade que a Biblioteca tem para ti – A Hora do Conto e Falar de Livros.

Deixa que o livro ocupe uma parte importante do teu tempo. Começa, cada um dos dias, deslizando o olhar pelas suas páginas; ouve, atentamente, as palavras e deixa-te envolver por elas. Contar-te-ão histórias de aventura, de amor, de amizade; levar-te-ão por entre mundos que se entrelaçarão com o teu, proporcionando-te sensações e imagens fantásticas que se encontram entre o sonho e a realidade.

Lê, lê muito e partilha connosco as tuas leituras, pois nós teremos muito gosto em partilhar as nossas contigo!

Aparece!

quarta-feira, janeiro 13, 2010

Exposição de desenhos e trabalhos dos alunos do 11ºF

Vem visitar a exposição de desenhos e trabalhos dos alunos do 11ºF orientados pelo professor Pedro Sá.
Os alunos aplicaram a técnica de Pastel Seco.

terça-feira, janeiro 12, 2010

Livro do mês de Janeiro


Sinopse
Este livro fala sobre uma grande viagem de um Cavaleiro que vivia com a sua família numa casa no meio de uma floresta, no Norte da Dinamarca. Em frente à casa avistava-se o maior pinheiro da floresta. Num certo Natal, o Cavaleiro informou a sua família, os amigos e os criados de que no Natal seguinte não estaria com eles porque iria passá-lo em Belém, na gruta onde nascera Jesus. No entanto, também prometeu que no Natal a seguir estaria de novo com a família. Ninguém se opôs porque nunca se deve dizer a um peregrino para não partir. Partiu então na Primavera; chegou à Palestina; seguiu até Jerusalém e passou a noite de Natal na gruta em que Jesus nasceu, cumpriu a sua missão de peregrino. Aí também travou uma grande amizade com um mercador veneziano. Partiram para Itália. O Cavaleiro nunca tinha imaginado uma beleza como a que veio a encontrar na cidade de Veneza. Mas, passados alguns dias, o dinamarquês decidiu partir para casa, para junto da sua família. Então, o mercador deu-lhe um cavalo e cartas de apresentação para se instalar em casas de homens poderosos do Norte de Itália, que eram seus amigos. Passou por Ferrara e Bolonha, chegando em Maio a Florença. Encontrou a casa do banqueiro Averardo. O banqueiro, nessa noite, tinha convidado alguns colegas para lá ir jantar. Mais uma vez, o Cavaleiro ficou espantado com o conhecimento que se reunira naquela sala de jantar. Ouviu a história de Giotto e Cimabué, de Dante e Beatriz. Mas era necessário partir. A caminho de Génova o dinamarquês adoeceu. Os frades de um convento trataram dele, mas muito lentamente. O Verão passou e todos os navios que o levariam de Génova até Flandres já tinham partido. Então, por terra e de cavalo, o Cavaleiro iniciou a sua viagem até Bruges. Atravessou os Alpes, os campos e toda a França. Mas quando finalmente chegara a Flandres era já Inverno. O Cavaleiro dirigiu-se então para a casa de um negociante flamengo, levando consigo uma carta do banqueiro Averardo. Foi aí que ouviu as histórias de um marinheiro da frota do negociante. As expedições portuguesas em que participara e a descoberta de África. Contou-lhe que o desentendimento das línguas provocara algumas guerras. Mas o dinamarquês continuava sem saber como voltar à sua cidade. Por mar não ia ser de certeza! Então decidiu efectuar uma viagem dura a pé. Os rios estavam gelados, o frio piorava a situação. Mas nunca desistiu e continuou o seu caminho até casa. Na antevéspera de Natal, chegou finalmente a uma pequena povoação perto da sua familiar floresta, e foi ter com os seus amigos, que lhe disseram que a família estava preocupada com a sua ausência. Os amigos emprestaram-lhe outro cavalo, porque o seu estava coxo e cansado e ele prosseguiu com a sua viagem a um ritmo ainda mais rápido e, mesmo durante o findar do dia, distinguiu um caminho que o levaria a uma pequena aldeia de lenhadores. Aí comeu uma ceia ligeira e, por muito que o tentassem convencer a não ir, o Cavaleiro continuou com a sua viagem mas perdeu-se na noite. Quando, na floresta deserta, gelada e escura enfrentou o perigo de lobos e de um urso, ele apenas dizia que era noite de trégua, noite de Natal. Sentiu-se perdido, pensou nos Reis Magos e na estrela que os guiara. E olhou para o céu mas nada o guiou. Então rezou e, ao longe, começou a notar uma claridade que lhe deu outra esperança. Ocorreu-lhe que outro lenhador estivesse perdido e iria passar a noite com ele ao pé de uma fogueira que ele tinha feito. Dirigiu-se ao local e verificou que os Anjos tinham colocado luzes no grande pinheiro que ficava ao lado da sua casa. O Cavaleiro conseguiu chegar a tempo de passar o Natal com a família. A fé e a persistência fizeram com que conseguisse cumprir a sua promessa. Foi assim que nasceu a tradição do pinheiro de Natal, decorado e iluminado, que a família do Cavaleiro passou a fazer todos os anos. Da Dinamarca, este costume espalhou-se para o resto do mundo.




SOPHIA
DE MELLO
BREYNER
ANDRESEN




Nascida no Porto em 1919 e desaparecida em 2004, esta autora fez estudos universitários na área da Filologia clássica que não chegou a concluir. Iniciou a sua actividade poética nas páginas dos Cadernos de Poesia e colaborou com outras revistas literárias, como Távola Redonda e Árvore. O seu percurso foi marcado por uma intensa actividade cívica e política, que culminou com a sua acção como deputada da Assembleia Constituinte, após a Revolução de 1974. A sua obra, marcadamente original, não ignora esta dimensão que se encontra retratada em muitos textos de denúncia social e política e de resistência na luta contra o fascismo. As referências clássicas que caracterizam as suas composições poéticas e as suas narrativas articulam-se de forma ágil e inovadora com uma dimensão profundamente humanista, às vezes de cunho cristianista, sem esquecer a realidade e o contexto em que vive. Avessa a entrevistas e a mediatismos, Sophia de Mello Breyner ficou conhecida pela sua verticalidade ideológica e poética.

Actividade:
Lê a obra e ilustra-a.
Dá asas à tua imaginação e participa na actividade.

Prazo limite de entrega dos trabalhos: 12 de Fevereiro
Júri: Equipa da biblioteca
Prémio: Surpresa


quarta-feira, janeiro 06, 2010

Informação

A Biblioteca informa que já está disponível neste blogue o Catálogo Online.
Este catálogo permite aceder aos livros existentes na nossa Biblioteca, onde quer que esteja, apenas é necessário ter acesso à Internet.
Para esclarecer qualquer dúvida, pode dirigir-se à Biblioteca.
Utilize o catálogo e dirija-se à Biblioteca para requisitar o livro escolhido.
A Biblioteca tem novas aquisições (livros e DVD’s) que pode requisitar, ler, ver e ouvir.
Mais se informa que está disponível uma pasta intitulada “biblioteca ddinis” em todos os computadores da Biblioteca que contém várias informações úteis para realizar diferentes tipos de actividades.

sexta-feira, dezembro 18, 2009

A equipa da Biblioteca deseja a todos um Feliz Natal

NATAL

Feira do Pão

Actividade dinamizada pelo Clube de Expressões e Sabores


Parabéns!

O Natal na Biblioteca


A Biblioteca viveu, com entusiasmo e a alegria, o espírito natalício.
Ao longo da semana, foram desenvolvidas várias actividades:
- Decoração da Biblioteca (árvore de Natal, ilustrações do conto A Bela Adormecida e exposição de livros alusivos à quadra);
- Receitas natalícias;
- Mensagens de Natal ilustradas por alunos, professores e funcionários;
- Dramatização da peça de teatro: A Bela Adormecida.

Todas estas actividades foram muito participadas e vividas, de forma dinâmica e activa, por todos, mas, com particular destaque, pelos alunos envolvidos (7º A, 7º C, 12º F, 12º I)

A peça de teatro foi o culminar de todas as nossas festividades de Natal.


Parabéns a todos!

Peça e Teatro: A Bela Adormecida


Testemunho dos Actores

Para nós foi uma experiência única e fantástica ter participado no Teatro da Biblioteca.
Consideramos a peça divertida e adoramos a nossa estreia como actores.
Foi uma boa experiência, esperamos pela próxima representação.

Elenco da peça:

Anabela rocha
Diana Andrade
Helena Sousa
Raquel Faria
Paulo Ferreira
João Pinheiro
Jorge Azevedo
Leonor Pelayo
David Almeida
Pedro Figueira

Antes da entrada em cena




Parabéns a todos!

Boas Festas - PNL

Boas Festas

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Concurso Nacional de Leitura


Alunos aprovados para a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura



Iolanda Carneiro, 7º G

Francisca Soares, 8º D

Joana Machado, 9º F

Márcia Teixeira, 10º C


PARABÉNS!

terça-feira, dezembro 01, 2009

Livro do mês de Dezembro: O Natal no Diário de Sofia


Sinopse

O Natal aproxima-se e Sofia decide convidar os amigos para um jantar.
Todos começam a recordar Natais passados que mudaram as suas vidas e os fizeram chegar à
conclusão de que a quadra natalícia não tem só a ver com prendas e enfeites nas ruas, mas
também com muita amizade e com a vontade de fazer a diferença na vida de alguém.


Autores do Livro


Marta Gomes nasceu em 1980, no Porto. O gosto pela leitura despertou o gosto pela escrita. Frequentou vários cursos de escrita e estudou Estudos Europeus, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
O primeiro livro que publicou foi O Primeiro Livro do Diário de Sofia, estando envolvida em outros projectos multimédia, à semelhança do “Diário de Sofia”.

Nuno Bernardo nasceu em 1974, em Vila do Conde, distrito do Porto.
Licenciado em Jornalismo Internacional, é colaborador de várias publicações nacionais para a área das novas tecnologias, com mais de seis centenas de artigos publicados e cinco livros editados. Já trabalhou em Publicidade e entre 1997 e 2001 foi Director da “Portugal Media”, feira de Tecnologias de Informação realizada na Exponor. Em 2001 foi ainda Director do 1º Festival Internacional do Filme Interactivo, iniciativa inédita, realizada em Portugal.




Actividade do livro do mês



As férias do Natal aproximam-se, aproveita-as bem e põe as leituras em dia.

Aqui vai a nossa sugestão:
Lê esta obra e diverte-te!

Actividade:
Sofia e os amigos recordam Natais passados que mudaram as suas vidas.
Também tu, certamente, já viveste Natais inesquecíveis.
Escreve um texto (com cerca de 200 palavras) onde recordes um desses Natais.


Prazo limite de entrega dos trabalhos: 8 de Janeiro de 2010

Júri: Equipa da biblioteca

Prémio: Surpresa

Concurso Faça lá um poema...


Iniciativa do Plano Nacional de Leitura e do Centro Cultural de Belém.



Com a tua colaboração a nossa escola pode participar.


REGULAMENTO DO CONCURSO: Faça lá um Poema...


1. O concurso Faça Lá um Poema decorrerá entre Dezembro de 2009 e Março de 2010.

2. A inscrição efectua-se mediante preenchimento de uma ficha a partir de 10 de Dezembro de 2009 até 25 de Janeiro de 2010.


3. Não há qualquer tema obrigatório para os poemas em concurso. No entanto recomenda-se que a extensão máxima de cada texto não ultrapasse os 4000 caracteres, incluindo espaços.

4. Só serão consideradas válidas as inscrições com os dados de identificação da escola e dos participantes e submetidas dentro do prazo.


5. Os trabalhos serão avaliados por um júri de três elementos, designado pelo CCB e pelo PNL. O júri terá em conta a correcção da escrita, a riqueza de conteúdo e a originalidade do tema e da linguagem.

6. Não haverá recurso das decisões do júri.


7. Os prémios a atribuir aos três primeiros classificados de cada nível de ensino serão anunciados oportunamente.

8. As escolas dos alunos premiados serão contempladas com um conjunto de livros.


9. Os trabalhos premiados serão divulgados no Sítio dos Concursos do Portal do PNL e do CCB - Centro Cultural de Belém.

10. Os premiados serão convidados a apresentar pessoalmente os seus trabalhos na cerimónia pública de entrega dos prémios, a realizar em 21 de Março de 2010 (Dia Mundial da Poesia).


11. Os encargos com o transporte e alojamento dos premiados serão da responsabilidade da organização do concurso.


Dá asas à tua imaginação e participa!


Livros mais lidos durante o 1º período

Contos Exemplares Andresen, Sophia de Mello Breyner

Novos Contos da MontanhaTorga, Miguel

Memorial do ConventoSaramago, José

Cão Como NósAlegre, Manuel

O PrincipezinhoSaint – Exupéry

A Senhora da Noite e das BrumasBotelho, Inês

O Mundo de SophiaGaarder, Jostein

Felizmente Há LuarMonteiro, Luís de Sttau

O Quinto Livro do Diário de SofiaGomes, Marta e Bernardo, Nuno

O Cavaleiro da DinamarcaAndresen, Sophia de Mello Breyner

A Minha Família Põe-me LoucaLamb, Kathryn

Porque Será Que Todos Arranjam Namorado Menos EuMccombim, Karen

Como É Que Seria No Tempo Dos Meus AvósWilson, Jacqueline

SiddharthaHesse, Herman

segunda-feira, novembro 30, 2009

Semana da Cultura Científica

A Biblioteca comemorou a Semana da Cultura Cientifica (de 23 a 27 de Novembro) com exposições:
- trabalhos realizados pelos alunos do 12ºF;
- instrumentos científicos usados no passado na disciplina de de Físico-Quimica.
Comemorou-se no dia 24 de Novembro, o Dia Nacional da Cultura Científica, dia escolhido por ser o do nascimento de Rómulo de Carvalho (1906-1977).
Neste mesmo dia, os alunos do 8ºA assistiram a uma apresentação do Poeta António Gedeão dinamizada pela biblioteca e integrada na disciplina de Físico-Quimica.

Para que este dia fique na tua memória, deixamos-te aqui um vídeo do Poema Para Galileu de António Gedeão (pseudónimo literário de Rómulo de Carvalho), dito por Mário Viegas, e ainda um dos poemas mais conhecidos do poeta e cientista:




Lágrima de Preta

Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima para a analisar.
Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.
Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.
Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.
Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:
nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.

quarta-feira, novembro 11, 2009

Concurso: Poema subordinado ao tema PÃO


A biblioteca vai organizar um concurso subordinado ao tema: Pão.


Põe a tua criatividade à prova e constrói um poema.


Lê o regulamento do concurso, elabora o poema e entrega-o na biblioteca até ao dia 30 de Novembro.

REGULAMENTO do Concurso:
  • O concurso é uma iniciativa conjunta da biblioteca e da organizadora da actividade: Feira do Pão.
  • Destina-se a todos os alunos da escola.
  • O prazo de entrega dos trabalhos inicia-se a 16 de Novembro e termina a 30 de Novembro.
  • O conteúdo do trabalho deverá incluir obrigatoriamente o termo PÃO.
  • O júri será constituído pelos professores que fazem parte da equipa da biblioteca.
O trabalho premiado será destacado através de diferentes suportes:
  • Blog da biblioteca;
  • Nos Cartazes distribuídos pelos stands;
  • Num PowerPoint que será apresentado no Polivalente durante a decorrer da feira;
  • No jornal de Santo Tirso.

sábado, novembro 07, 2009

Livro do mês de Novembro: A Rainha das Terras da Luz


Sinopse
Passaram-se seis anos dede que Iruvienne se tornou Rainha das Terras da Luz. Aran regressa das Terras brancas e com ele vem o príncipe Legonon. Tudo parece correr bem, até que Iruvienne volta a sonhar com a aranha e o homem com cabelos como serpentes... Porque terá voltado esta visão? E qual o seu significado? Estará a resosta a este mistério algures nas Terras do Norte?
Chegou a altura de Iruvienne viver a aventura que sempre desejou. Mas será que ela está preparada para o que vai encontra?...




Autora do livro


Nasceu a 3 de Agosto de 1986, em Vila Nova de Gaia.
Frequentou uma escola de música, onde estudou piano. Em 1994, integrou o elenco da ópera Hänsel und Gretel.
Dois anos depois ingressou na Academia de Música de Vilar do Paraíso.
Em 1995 entrou para o Grupo Juvenil de Teatro do Sporting Clube Candalense e lá ficou até 1997.
Incentivada por professores, começou a escrever críticas cinematográficas semanais para o jornal da escola. Participou no concurso de literatura juvenil Triângulo Jota, organizado pelas Edições ASA em 2002, tendo ficado em 9º lugar na categoria Ensino Secundário.
Em 2002 escreveu o seu primeiro livro A Filha dos Mundos. A partir daí surgiram: A Senhora da Noite e das Brumas e A Rainha das Terras da Luz.
Em 2007 é apresentado o livro Prelúdio.
Em 2008 Licenciou-se em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Concurso do livro do mês

“Iruvienne deitou-se e apagou a vela. Fora um longo dia.
O seu corpo estava cansado e a sua mente também. Parecia que tudo e todos a queriam avisar de algo, que todos viam nela uma espécie de predestinação invisível. E isso... bem, era estranho, complicado, mas sentia-se, simultaneamente, confiante e insegura. Sorriu para o escuro. Estava demasiado cansada. Fechou os olhos e adormeceu.”


Actividade: Durante o sono, Iruvienne sonhou.
Imagina o seu sonho e, num texto criativo e expressivo, conta-o.

Prazo limite de entrega dos trabalhos: 30 de Novembro

Júri: Equipa da biblioteca

Prémio: Surpresa


PÕE A TUA IMAGINAÇÃO A TRABALHAR E PARTICIPA NESTA ACTIVIDADE!
Bom trabalho!

quarta-feira, outubro 28, 2009

Semana da Biblioteca Escolar

Na segunda-feira (26 de Outubro), a Biblioteca celebrou o dia nacional da Biblioteca Escolar com declamação e leitura de poemas de Fernando Pessoa ortónimo e heterónimos.
Esta actividade foi realizada no âmbito da disciplina de Português (Professora Manuela Dinis) e envolveu a turma F do 12º ano.
Na terça-feira (27 de Outubro), dois alunos do 12ºF (Raquel Faria e Paulo Ferreira)
dinamizaram a HORA do CONTO, apresentando Fernão Capelo Gaivota de Richard Bach aos mais novos (7ºC). Os dinamizadores da actividade apresentaram ilustrações do conto em suporte informático, leram algumas passagens do conto e, na parte final, convidaram os alunos a ouvir uma música alusiva à temática do conto.
Na quarta-feira (28 de Outubro), a Professora Ana Cristina Ribeiro deu uma aula viva na Biblioteca à turma C do 8º ano sobre a Evolução das Bibliotecas. Esta actividade constou de uma apresentação multimédia e da respectiva explicação oral, seguida da leitura do conto "Sábios como Camelos" por três alunos da turma.
A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.

segunda-feira, outubro 26, 2009

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Ao longo deste mês a nossa Biblioteca celebra o "Mês internacional da Biblioteca escolar" com diversas actividades:
- Apresentação de filmes (Crepúsculo e Mamma Mia);
- Leitura de contos seguida de um pequeno questionário orientado;
- Hora do conto;
- Leitura expressiva/declamação de poemas de Fernando Pessoa;
- Exposição de diferentes Bibliotecas mundiais;
- Informações sobre a Evolução das Bibliotecas;
- Visitas guiadas à Biblioteca para alunos do 7º e 10º anos.


Continua a aparecer e a dar o teu contributo para manter a Biblioteca viva e dinâmica.

segunda-feira, outubro 19, 2009

Educação Sexual

sexualidade

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - 16 de Outubro

O sofrimento corrói o coração
A magoa destrói o sentimento
O coração diminui como um feijão
O sentimento foge derretendo

O coração forma uma salada de sentimento
O sentimento forma uma sopa de mágoa
Prefiro uma salada de pimento
Em vez de uma sopa de água

A vida ensinou-me a cozinhar
A receita que me decidiu ensinar
Leva uma pitada de pimenta “Lutar”
1kg de força alourar
Um pouco de apoio para condimentar
Um belo manjar que me vai ajudar

Para ti mãe,
Cozinho com todos os alimentos da sorte
Para que nesta luta saias vitoriosa,
Te farei comer a receita que te fará forte
Para caminhares a caminho de uma vida luminosa

Sandra Patrícia Bessa Azevedo
Curso Profissional de Restauração
12ºH, Nº8

sexta-feira, outubro 09, 2009

Poema Premiado


Poema subordinado ao tema:Pão


Pão é vida,
pão é amor,
pão é fé,
pão tem valor.

Pão é alimento
com sabor delicado.
Se o pão não tem sabor,
não tem significado.

O pão não muda,
o pão não é tolo,
o pão para ser pão,
requer côdea e miolo.

Pão de milho,
pão de centeio,
pão de cevada,
pão com recheio.

O processo de fabrico
todo ele é amassar,
mas o sabor do pão
não se pode igualar.

Trabalho realizado pelo aluno:
Jorge Gonçalves Azevedo
Turma: 7º C

Nº: 19



PARABÉNS!

quinta-feira, outubro 01, 2009

Dia Nacional da Água, Dia Mundial da Música e Dia Internacional do Idoso


Hoje, dia 1 de Outubro a Biblioteca celebra a vida com: música, água e pessoas cuja a idade dá saber e experiência.
Dia Nacional da Água.
Dia Mundial da Música.

Dia Internacional do Idoso.




Uma
guitarra
Um pouco de música

Passo pelas idosas na rua e canto

D
e que estás à espera
Tu também

A música não é só um vaivém
Uma história

Que tenho para contar

Um pesadelo que tenho para sonhar

Nu
ma única gota de água
Eu sei que posso sorr
ir e cantar

(...)

Iolanda (Aluna do 7º G)


Ao longo do dia a Biblioteca proporcionou a todos os visitantes:
- exposições de trabalhos realizados pelos alunos do: 7ºG, 8ºD, 10B, 10ºD e 12ºF;
- momentos musicais;
- espaços de leitura de textos sobre a água, música e "jovens" mais velhos;
- de música e poesia dinamizado pelo 7ºG.




A equipa da Biblioteca agradece a todos os colaboradores pelo facto de terem proporcionado actividades enriquecedoras e divertidas.

Contamos convosco para a próxima actividade "Dia Mundial da Alimentação" a realizar no dia 16 de Outubro!