terça-feira, outubro 19, 2010

O sabor dos livros e das palavras

A biblioteca, em conjunto com o grupo 520, comemorou o Dia Mundial da Alimentação.

Depois de conhecermos os alimentos e receitas apreciadas na Grécia e Roma antigas, fomos ao encontro da Gastronomia Molecular.

No livro, Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust contactámos com a petit madeleine e demos conta “ memória afectiva “ que os alimentos podem conter.

O poema Frutos de Eugénio de Andrade despertou-nos os sentidos para a “ visão de artista” de Cesário Verde Num Bairro Moderno.

Depois desta tertúlia, a Turma do 11ºG, Técnicas de Análise Laboratoriais, transformou a biblioteca em laboratório e identificou a vitamina C na laranja e o amido no pão.

Por fim, oferecemos um bolo confeccionado a partir da adaptação de uma receita da época romana.

terça-feira, outubro 12, 2010

A Biblioteca Comemorou o Centenário da Implantação da República

A nossa Biblioteca não podia deixar de comemorar os cem anos da Implantação da República em Portugal.

Os alunos visitaram a exposição alusiva ao tema, visualizaram um pequeno documentário sobre “O Republicanismo”, participaram numa caça ao erro histórico, inserida na actividade Máquina do Tempo, e distribuíram um panfleto pela comunidade educativa com informações sobre esta data histórica.

domingo, outubro 03, 2010

A biblioteca e os livros

A tua biblioteca é um local onde podes encontrar tudo o que precisas como complemento do teu estudo e da tua formação.
Livros, filmes, CDs e DVDs temáticos…
O mês de Outubro é dedicado às bibliotecas escolares. Vem comemorar connosco, participando em actividades e fazendo do livro teu amigo e companheiro.



“Os livros. A sua cálida,
terna, serena pele. Amorosa
companhia. Dispostos sempre
a partilhar o sol
das suas águas. Tão dóceis,
tão calados, tão leais.
Tão luminosos na sua
branca e vegetal e cerrada
melancolia. Amados
como nenhuns outros companheiros
da alma. Tão musicais
no fluvial e transbordante
ardor de cada dia.”

Eugénio de Andrade

domingo, junho 13, 2010

Sugestão de Leituras para Férias

A Biblioteca sugere as seguintes obras para leres nas férias:

7º ano: À Beira do Lago dos Encantos de Mª Alberta Menéres - Obra de leitura obrigatória

8º ano: Meia Hora para Mudar a Minha Vida de Alice Vieira

9º ano: Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões - Obra de Leitura obrigatória

10º ano: Aristides de Sousa Mendes: Um herói Português de José-Alain Fralon

11º ano: Os Maias de Eça de Queirós - Obra de Leitura obrigatória

12º ano: Memorial do Convento de José Saramago - Obra de Leitura obrigatória

Aproveita as férias e põe as leituras em dia!
A equipa da Biblioteca apresentou-te algumas sugestões, mas cabe-te a ti decidir o tipo de leituras que te dá mais prazer.

Boas férias e boas leituras!

sábado, junho 12, 2010

Livros mais lidos durante o 3º Período

À Beira do Lago dos Encantos de Maria Alberta Menéres

Felizmente há Luar! de Luis Sttau Monteiro

Memorial do Convento de José Saramago

Contos de Eça de Queirós

Contos Exemplares de Sophia de Mello Breyner Andresen

Fúria Divina de José Rodrigues dos santos

Onde Caem os Anjos de Nora Roberts

Bichos de Miguel Torga

O Colar de Sophia de Mello Breyner Andresen

Amanhecer de Stephenie Meyer

quarta-feira, junho 09, 2010

Trabalhos realizados no âmbito da exposição: Conde de S. Bento e o seu Legado

Após a visita à exposição, vários alunos realizaram trabalhos sobre o Conde de S. Bento motivados pelos professores das disciplinas de História e Ciência Política.
Durante a visita, foi aplicado um inquérito elaborado pela professora bibliotecária, a alguns alunos das turmas visitantes, do qual se apresenta o resultado.
Os trabalhos seleccionados encontram-se expostos na biblioteca e também aqui publicados.

Conde de São Bento

Conde de S. Bento,
pessoa inconfundível,
não foi el-rei
mas foi imprescindível !

Era muito crente
naquilo que fazia
ajudava os pobres
como se fizesse magia.

Visconde de S. Bento,
Mais tarde Conde de S. Bento
mandou construir em Santo Tirso
mais do que um monumento .

Trabalho realizado por: Joana Andrade, nº16, 7ºC


O Conde de S.Bento

O Conde de S.Bento,
Foi um homem de pasmar.
Um poema sobre ele,
Vou agora apresentar.
Uma história elementar
E que fica no ouvido
Vai servir para relembrar
A glória do nosso amigo.

Manuel José Ribeiro,
Em Santo Tirso nasceu
E também aqui morreu,
Só para ficarem informados
Porque vão ficar espantados
De como este conto vai terminar.

Com onze anos de idade
Para o Brasil embarcou
Mas teve tanto azar!
Um navio de piratas
Avançou para os assaltar.

E a partir desse dia
Foi sempre a subir,
Com suor e trabalho duro,
Ele acabou por conseguir.

Regressou com muito dinheiro
E começou a construir:
Uma escola para crianças
Uma fábrica fenomenal
Um bom asilo agrícola
E um grande hospital.

Um homem tão bondoso
Desenvolveu esta cidade
Tornou-a muito melhor
Conseguiu fazer a diferença
Assim, de um Conde construtor
Para a vida fica a crença.


Trabalho realizado por: Jorge Azevedo, 7ºC, nº 19

A Utopia Social Do Conde de S. Bento[2]

Tratamento dos dados de um inquérito realizado aos alunos aquando da visita à exposição.
estatística da visita

À volta do "Herbário" de Jorge Sousa Braga

No dia 9 de Junho, as turmas C e E do 8º ano estiveram na Biblioteca acompanhados pelas professoras Ana Cristina Ribeiro e Angelina Pinho.
Os alunos declamaram poemas, elaboraram outros a partir de originais de Jorge Sousa Braga e criaram uma peça de teatro, em verso, cujas personagens foram retiradas dos poemas do autor.
Os trabalhos foram realizados na disciplina de Língua Portuguesa, orientados pela professora Ana Cristina Ribeira, a partir de uma iniciativa da Biblioteca, que seleccionou para livro do mês de Maio o Herbário.





segunda-feira, junho 07, 2010

Resultado do concurso: Livro do mês de Maio

Os trabalhos premiados foram:

A Natureza


A Natureza é assim:
Linda, saudosa
pura e gloriosa!

Os pássaros cantam
Os répteis rastejam
As andorinhas voam
e as galinhas cacarejam.

Faça frio ou faça sol
As árvores são sempre
uma alegria
Estejam despidas ou não
são sempre a nossa companhia.

Natureza pura
Natureza de alegria
Natureza do bem
Natureza com magia!

Trabalho realizado por: Joana Andrade, 7ºC, nº16



Um passeio pelo jardim
Vai fazer-nos relembrar,
Quão grande é a sua beleza,
Quão belo é por lá andar!

Um arco-íris de cores
Uma girândola de flores
Conseguimos observar.
Crisântemos, lírios, amores...
É impossível de assimilar!

Observo os carvalhos,
Sobreiros.
Tílias, bétulas e castanheiros.
Erguem-se até ao céu.
Fenomenais e misteriosas.
Guardam a morte,
Protegem a vida.
Escondem sabedoria, conhecimento.
Dentro da casca,
No interior do tronco,
Para além dos mil anéis,
Perto do coração...
Mostram inteligência.
Alertam o ser humano,
Mas levam-no à demência.

Tanta verdura, tanta cor
Queimam-nos os olhos,
Cegam-nos a vista.
Tanta alegria, todo o amor
Alteram-nos a mente,
Baralham-nos os sentidos.
Quanto o perfume,
Que me põe estonteado.
Quanta é a luz,
Que me bronzeia a pele.
Este halo prateado,
Purifica-me o espírito.

Descomunal é a magia que me passa rente
Estou na Natureza...
Sinto-me triste e contente!

Trabalho realizado por: Jorge Azevedo, 7º C, nº 19

PARABÉNS!

Exposição de homenagem aos arquitectos: Eero Saarinen e António Portugal



Trabalhos executados pelos alunos do 12º F, na disciplina de Desenho A, orientados pela professora Fernanda Pina


PARABÉNS!

segunda-feira, maio 31, 2010

Trabalhos premiados no âmbito da actividade: Também tu podes ser autor....

Vários alunos participaram na actividade: "Também tu podes ser autor...."
A equipa da Biblioteca decidiu premiar os trabalhos mais originais e as vencedoras foram duas alunas do 7ºD.
A Biblioteca dá-te a conhecer os trabalhos e espera que eles sejam um incentivo para que, da próxima vez, também tu participes e sejas um vencedor!






O Caminho para o sucesso... Estudar!

Eu estudo porque
quero aprender,
quero ser feliz
e um bom emprego ter.

Só poderei ter um futuro risonho
se me esforçar,
tenho de estar atento
e não preguiçar.

Nem sempre
é bom estudar,
mas não há volta a dar:
Tenho mesmo de me aplicar!

Qualquer que seja a profissão que escolher:
cozinheiro, agricultor ou até doutor,
tenho que queimar as pestanas
e boa figura fazer ...

Ana Ramos, 7ºD, nº1





Ser Poeta é ...

Ser poeta é brincar,
Viver todos os dias,
Soltando milhares de palavras,
Milhares de euforias!

Ser poeta é sonhar,
Escrever com o coração,
Mandar os sentimentos,
Num papel escrito à mão.

Ser poeta é disparatar,
Baralhar os sentidos,
Escrever e reescrever,
Histórias de bandidos.

Ser Poeta é uma palavra
Que se diz ser dom.
Mas tudo o que completa
Está no fundo do coração.

Jéssica Braga, 7ºD, nº27


PARABÉNS!

A nossa Biblioteca tem novos filmes. Vem vê-los!


quarta-feira, maio 26, 2010

Música e poesia em harmonia com jovens estudantes e "jovens um pouco mais velhos" do Lar José Luís de Andrade

No dia 26 de Maio, a Biblioteca saiu da Escola e levou poesia e música ao Lar José Luís de Andrade.
Em alegre convívio, jovens estudantes e "jovens um pouco mais velhos" deste Lar partilharam momentos de poesia e música.
Os alunos das turmas 10ºC e F acompanhados pelas professoras Palmira Silva, Carla Machado, Manuela Dinis, Paula Pinto e Dora Freitas, declamaram, leram e ouviram poesia ao som de guitarras e flautas.
Alguns residentes deste lar também nos ofereceram belos momentos poéticos ao som da harmónica.
A Bela Infanta de Almeida Garrett, quadras populares, pequenos poemas e canções populares foram-nos oferecidos pelos "jovens um pouco mais velhos".
Esta experiência foi muito gratificante e enriquecedora. No final, todos mostraram vontade em realizar e participar em mais actividades deste género.







Parabéns a todos!

segunda-feira, maio 24, 2010

Actividade ligada ao dia do Autor Português

As turmas 12ºE, 10ºB, 7ºD, 7ºC, 7ºB, 8ºC e 7ºA visitaram a biblioteca e presentearam-nos com a leitura de poemas de vários poetas portugueses que integravam o nosso arvorema e também outros seleccionados previamente pelos alunos.
Muitos alunos tornaram-se autores, deixando no nosso arvorema frases e poemas que construíram no momento da sua visita.

Dia 24 de Maio




Dia 25 de Maio




Dia 26 de Maio



Dia 27 de Maio





Parabéns a todos!

Poesia de amor em Eugénio de Andrade

Integrada na comemoração do Dia do Autor Português decorreu, nesta Biblioteca, uma sessão literária subordinada ao tema:Poesia de Amor em Eugénio de Andrade, orientada pelo Dr. António Oliveira.
Ao longo da sessão, a vida e obra de Eugénio de Andrade foram abordadas com simplicidade e, num tom informal, quer pelo orador, quer pelo público presente.
Vários alunos e professores intervieram, ora colocando questões ora lendo, de forma expressiva, composições poéticas de Eugénio de Andrade.
O Dr. António Oliveira referiu aspectos marcantes da vida do poeta e apresentou algumas curiosidades sobre o seu carácter, a sua relação com os outros e a sua relação com a escrita.
Estiveram presentes vários professores da escola e os alunos das turmas 12º B, 12º F e 11º E.




A Biblioteca agradece a participação de todos.

Sessão Literária com o Dr. António Oliveira

Dr. António Joaquim Oliveira
Doutorado em Ciências da Literatura, área do conhecimento de Literatura Comparada pela Universidade do Minho em 24 de Abril de 2006

No dia 24 de Maio, pelas 10:15h, o Dr. António Oliveira protagonizará, na Biblioteca da Escola, uma sessão literária sobre Eugénio de Andrade que integra a comemoração do Dia do Autor Português.

segunda-feira, maio 17, 2010

Dia do Autor Português ( 22 de Maio)

Desde 1982, que se comemora no dia 22 de Maio o Dia do Autor Português.
Pintores, escritores, poetas, músicos…
Tantos autores que têm enriquecido a nossa cultura e as nossas vidas com as suas criações!

São muitos e das mais diversas áreas os Autores Portugueses que merecem, nesta data, a nossa homenagem e reconhecimento.



A Biblioteca celebra o dia do Autor Português (22 de Maio) com um Arvorema ( a árvore é poema), exposição de caricaturas de autores portugueses realizadas pelos alunos das turmas 11º F e 12º F, palestra com o escritor António Oliveira e actividades de leitura e de escrita com alunos de diversas turmas da escola.

A comemoração do dia do Autor Português decorrerá entre 19 e 27 de Maio.

Durante esta semana, na tua BE, estarão em destaque obras de autores portugueses!
Desde José Saramago ( Prémio Nobel da Literatura em 1998) a Eça de Queirós, Jorge Sousa Braga, Manuel Alegre, Camilo Castelo Branco, Sophia de Mello Breyner, Inês Botelho, Júlio Resende, Siza Vieira, Miguel Sousa Tavares, Maria Alberta Menéres,...e tantos outros do teu agrado!



A escalada da poesia


Mostra de livros de autores portugueses




Exposição de caricaturas de autores portugueses


Arvoremas


Actividade ligada ao arvorema como forma de incentivo à escrita e à leitura.


Sessão Literária com o Dr.António Oliveira
No dia 24 de Maio, pelas 10:15h, o Dr. António Oliveira protagonizará, na Biblioteca da Escola, uma sessão literária sobre Eugénio de Andrade

terça-feira, maio 04, 2010

Livro do mês de Maio






Herbário, de Jorge Sousa Braga, com desenhos de Cristina Valadas, é um excelente livro de poesia para crianças e jovens e que os adultos também gostam de ler. A obra foi distinguida com o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens e é um dos livros recomendados pelo PNL.


Jorge Sousa Braga

Licenciado em Medicina, nasceu em Vila Verde, Braga em 1957. Exerce a especialidade de Obstetrícia num hospital do Porto. A sua obra poética tem vindo a revelar-se de uma criatividade notável, sendo notório desde o primeiro livro De Manhã Vamos Todos Acordar Com Uma Pérola No Cu, de 1981, uma abordagem da temática dos Descobrimentos e da portugalidade sempre tomada pelo lado irónico e surrealista, com ressonâncias do movimento Beat, de São Francisco. A sensualidade, em poemas íntimos, e por vezes extremos, bem como a sua paixão pela poesia oriental têm-no levado a escrever haikus em língua portuguesa com assinalável perfeição. É também notável tradutor, tendo vertido para português poemas de Jorge Luis Borges, Matsuo Bashô, Li Po e Appolinaire, entre muitos outros.
Os seus cinco primeiros livros de poesia, publicados nos anos oitenta, encontram-se reunidos em O Poeta Nu (1991).


Bibliografia:
O Poeta Nu (1991), 2.ª edição, Fenda Edições, Lisboa, 1999
Fogo Sobre Fogo, Fenda Edições, Lisboa, 1998
Herbário, Assírio & Alvim, Lisboa, 1999
A Ferida Aberta, Assírio & Alvim, Lisboa, 2001
Pó de Estrelas, Assírio & Alvim, Lisboa, 2004
Porto de Abrigo, Assírio & Alvim, Lisboa, 2005


Actividade:

Escreve um poema alusivo a um elemento da natureza (flores, árvores animais, …)

Prazo limite de entrega do poema: 31 de Maio
Júri: Equipa da biblioteca
Prémio: Surpresa

segunda-feira, maio 03, 2010

sábado, maio 01, 2010

Dia da Mãe - 2 de Maio

Parabéns a todas as mães!




Alguns alunos quiseram fazer uma surpresa às suas mães, oferecendo-lhes estes presentes:

Para a mãe da Joana (8ºE)

Para a mãe da Renata (8ºE)

Para a mãe da Daniela Sampaio (8ºE)

Para a mãe da Daniela Martins (8ºE)

Para a mãe da Ariana (8ºE)

Para a mãe da Anabela Dias (12ºA)

Para a mãe do David (12ºC)

Para a mãe da Cristina (10º D)

quinta-feira, abril 29, 2010

Feira do Livro


De 28 a 30 de Abril, das 9h às12h e das 15h às 20h decorrerá nesta Biblioteca uma Feira do Livro aberta a toda a comunidade. Esta Feira tem como objectivo a divulgação de autores portugueses e estrangeiros e também sensibilizar o público para a importância da leitura na sua formação cultural.



Aparece com os teus amigos e familiares!

Exposicão: Uma Carta Coreográfica (O Corpo como adivinha a Dança como Fábula)

Visita esta exposição no Polivalente da Escola que está integrada nas actividades da Biblioteca durante a semana da Escola.

quarta-feira, abril 28, 2010

Sessão literária com a escritora Teresa Silva

A sessão literária foi muito interessante e mereceu a atenção de todos os alunos que frequentam o 8º ano.
No final da sessão os alunos colocaram questões que foram amavelmente respondidas pela jovem escritora e duas alunas (Rita - 8º E e Sara - B) apresentaram os aspectos que consideraram mais relevantes na obra " Magia Louca".



A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.

PARABÉNS!

Exposição: Conde S. Bento e seu legado

A exposição foi visitada por 17 turmas (do ensino básico e secundário) e por todos os alunos que frequentaram a Biblioteca durante o período da exposição.
Uma grande parte dos visitantes teve oportunidade de ficar a conhecer a vida e a obra do Conde de S. Bento, já que, num inquérito aplicado aos visitantes, a maioria "confessou" que nada sabia sobre este benemérito tirsense.
A exposição foi muito apreciada por todos aqueles a visitaram.




A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.

sábado, abril 24, 2010

25 de Abril de 1974

Exposição sobre o 25 de Abril de 1974.
Esta exposição estará patente na nossa Biblioteca até ao dia 3 de Maio.


Perguntas e respostas

Como tudo aconteceu há 36 anos atrás.

Músicas e cantores emblemáticos.

Paulo de Carvalho com a canção: E Depois do Adeus



Zeca Afonso com a canção: Grândola, Vila Morena

Sessão Literária com a escritora Teresa Silva

No próximo dia 27 de Abril, entre as 15.15h e as 17:45h, a jovem escritora Teresa Silva protagonizará uma sessão literária dedicada aos alunos do ensino básico. Este encontro literário tem como objectivo motivar os alunos para a leitura e para a escrita.

Teresa Silva é natural da freguesia de Candoso Santiago, concelho de Guimarães. Tem 14 anos, está no nono ano, no Externato Delfim Ferreira, Riba D'Ave.

A Teresa sempre gostou de escrever histórias, desde a primária. Sempre foi responsável e organizada (pôs sempre em primeiro lugar os estudos).

Escrever sempre foi um hobby até que deu a ler a sua primeira história aos pais e professores. O apoio foi imediato e, com a ajuda do Dr. Barroso da Fonte, nasce assim o seu primeiro livro.


Sinopse do livro:
Numa ocupação de férias de Verão, uma adolescente mágica mete-se em sarilhos e, quando se apercebe, está trezentos anos à frente. Foi parar a um Mundo muito diferente do dela.
A sua grande preocupação relaciona-se com a população desse Mundo que a queria matar, por um acto que ela fizera sem querer... quando só queria ajudar!
Tudo por uma pulseira mágica que nem era dela!
Uma aventura incrível sobre uma adolescente a tentar salvar-se de sarilhos que nem ela conhece bem.

quinta-feira, abril 22, 2010

Dia do Livro - 23 de Abril

Os direitos inalienáveis do leitor

O direito de ler não importa o quê

O direito de amar os “heróis” dos romances

O direito de não ler

O direito de saltar páginas

O direito de ler não importa onde

O direito de saltar de livro em livro

O direito de não acabar um livro

O direito de reler

O direito de ler em voz alta

O direito de não falar do que se leu


Vem ver a selecção de livros que fizemos para ti!


domingo, abril 11, 2010

EXPOSIÇÃO SOBRE O CONDE DE S. BENTO


Esta exposição estará patente na nossa Biblioteca de 12 de Abril a 22 de Abril.

A Câmara Municipal de Santo Tirso e a Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso comemoraram o Bicentenário do Nascimento do Conde de S. Bento, em 2007, com a apresentação da exposição «O Conde de S. Bento e o seu Legado».

Manuel José Ribeiro – o Conde de S. Bento – nasce na Quinta de Poldrães, em S. Miguel das Aves, a 28 de Agosto de 1807. De origem humilde, decide tentar a sua sorte no Brasil, para onde embarca com apenas 11 anos de idade. Até 1832, Manuel José Ribeiro procura fortuna por algumas cidades do Baixo Amazónia, fixando-se depois em Santa Maria de Belém, onde desenvolve a sua próspera actividade como comerciante.

Regressa a Portugal em 1874, tinha então 67 anos, e instala-se em definitivo na vila de Santo Tirso. Por Decreto-Lei de 20 de Janeiro de 1881, Manuel José Ribeiro é agraciado com o título de Visconde de S. Bento e, cinco anos depois, a 6 de Maio de 1886, o título de Conde. Manuel José Ribeiro torna-se no grande benemérito de Santo Tirso, sendo conhecido pela generosidade e prontidão com que atende a todos os pedidos.

Em 1882 adquire o Mosteiro de S. Bento e as suas quintas. Nesta época impulsiona, e apoia, um conjunto de obras de grande relevância para a sua comunidade, como a Escola Primária, o Hospital da Misericórdia, obras de beneficiação de várias igrejas, e o apoio a festas locais. O Conde de S. Bento cedeu terrenos para a urbanização da vila de Santo Tirso, para a construção do Parque D. Maria II, bem como, para o incremento económico da vila através do seu legado testamentário, executado pelo sobrinho José Luís de Andrade, garantindo a construção de um Asilo Agrícola e de uma fábrica, que empregasse famílias tirsenses. A 28 de Agosto de 1892 é alvo de reconhecimento público, com a inauguração da sua estátua na vila de Santo Tirso, pelas entidades oficiais do concelho, pelos seus amigos, de aquém e além mar (Brasil) e pela Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso. O grande benemérito de Santo Tirso morre a 26 de Março de 1893.




quinta-feira, abril 01, 2010

Livro do Mês de Março e Abril

À Beira do Lago dos Encantos -texto



Maria Alberta Menéres
, de seu nome completo Maria Alberta Rovisco Garcia Menéres de Melo e Castro nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1930.

Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, pela Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora do ensino secundário e colaborou em diversas publicações nomeadamente Tábula Redonda, Diário de Notícias, Cadernos do Meio-Dia e Diário Popular, tendo neste último sido responsável, durante dois anos, pela secção Iniciação Literária.
A sua primeira obra data de 1952 e intitula-se Intervalo, tendo sido premiada, em 1960, com o seu livro Água-Memória, no Concurso Internacional de Poesia Giacomo Leopardi.
Maria Alberta Menéres tem dedicado grande parte da sua obra à literatura infantil e juvenil e produziu nesta área programas de televisão, sendo em 1975 sido nomeada chefe do departamento de programas infantis e juvenis da RTP.
Ao longo da sua carreira tem recebido inúmeros prémios nomeadamente o Prémio de Literatura Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1981. Em colaboração com Ernesto de Melo e Castro, organizou, em 1979, uma Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa.




Sinopse
Habitantes de um planeta desconhecido, Ele e Ela interrogam a Vida, procuram significados para as palavras e vão descobrindo o mundo, através dos sentidos e, sobretudo, da experiência da amizade.







Actividade:

Lê a obra e responde ao seguinte questionário.
Actividade__ Guião de Leitura

Prazo limite de entrega dos trabalhos: 30 de Abril
Júri: Equipa da biblioteca
Prémio: Surpresa

domingo, março 28, 2010

Peça de Teatro: auto da Barca do Inferno

Elenco da peça:

Jorge Azevedo - Diabo
Joana Andrade - Anjo
Leonor Pelayo - Companheiro
Pedro Figueira - Fidalgo
André Gonçalves - Parvo
Anabela Rocha - Sapateiro
David Almeida - Frade
Ana Catarina Pereira - Florença
Diana Andrade - Brízida Vaz
Inês Pinto - Cavaleiro
Alice Santos - Ponto
Raquel Faria- Encenadora
Paulo Ferreira - Encenador

O guarda-roupa foi cedido amavelmente pela D. Albertina, avó do aluno Jorge Azevedo
Os ensaios estiveram a cargo da professora Bibliotecária, Dora Freitas

A dramatização de algumas cenas da peça "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente, o maior dramaturgo português, apelidado o "pai" do Teatro português, insere-se na comemoração do dia mundial do Teatro ( 27 de Março) e também integra a iniciativa a Poesia está na Rua.




Mais uma vez, os nossos jovens "actores" demonstraram a qualidade e o entusiasmo de verdadeiros profissionais.

A todos, os nossos agradecimentos e muitos PARABÉNS!



















sexta-feira, março 26, 2010

Os Livros mais lidos durante o 2º Período

À Beira do Lago dos Encantos de Maria Alberta Menéres

Os Maias de Eça de Queirós

O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia de Mello Breyner Andresen

Felizmente há Luar! de Luis Sttau Monteiro

As aventuras de Tom Sawer de Mark Twain

Bichos de Miguel Torga

O Pricipezinho de Antoine Saint-Exupéry

Novos Contos da Montanha de Miguel Torga

Falar Verdade a Mentir de Almeida Garrett

Amanhecer de Stephenie Meyer

Memorial do Convento de José Saramago

O Pianista de Władysław Szpilman

Como salvámos Sprite de Mark R. Levin

O Mundo em que Vivi de Ilse Losa

A Vida de uma Princesa Árabe de Jean P. Sasson

Zé Jasmim na Terra dos Aldrabões de Gianni Rodari

terça-feira, março 23, 2010

Homenagem ao Pintor João Vieira. Pintores do séc. XX




Desenhos e pintura dos alunos do 12ºF orientados pela professora Fernanda Pina.



Interpretação de pinturas de pintores do séc. XX.

Estes trabalhos também foram executados pelos alunos do 12º F, na disciplina de Oficina de Artes, orientados pela professora Gorete Jardim.


PARABÉNS!





Sessão literária com o escritor e artista Augusto Canetas

Nesta sessão literária do escritor e artista Augusto Canetas também participaram os alunos: Sara do 10º C, João, Pedro Ferreira, Bruno, Cristina, Miguel, Rui do 12º J e o professor Joaquim Santos.
Estiveram presentes vários professores da escola e os alunos das turmas 10º A, 10º C e 12º J.



Obrigada a todos! Vocês foram excelentes!
A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.

PARABÉNS!

sábado, março 20, 2010

Começou a Primavera - 21 de Março

Hoje começa a Primavera e comemora-se o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial da Árvore.
Para celebrar este dia deixo-vos a Primavera de Vivaldi e um poema:


Antonio Lucio Vivaldi



As árvores e os livros

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: "Floresta das zonas temperadas".

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.

Jorge Sousa Braga


quarta-feira, março 17, 2010

Sessão Literária




No próximo dia 22 de Março, entre as 15.15h e as 17h, no auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, o escritor e artista Augusto Canetas protagonizará uma sessão literária dedicada aos alunos do ensino secundário. Este encontro literário é promovido pela Biblioteca da Escola Secundária de D. Dinis e tem como objectivo motivar os alunos para a leitura e para a escrita.
Ao longo da sessão serão lidos e comentados textos do autor bem como declamados poemas de outros escritores portugueses.

terça-feira, março 16, 2010

Exposição de Caricaturas

Esta exposição estará patente na Biblioteca Municipal, no âmbito da iniciativa Poesia está na Rua, e, no 3º período, na nossa Biblioteca.


Estes trabalhos foram realizados pelos alunos do 10ºF e do 12ºF.

PARABÉNS!

sexta-feira, março 05, 2010

Actividades da Semana da Leitura (1 a 5 de Março)

Ao longo da semana, a Biblioteca dinamizou várias actividades com o objectivo de promover a leitura:
- Declamação de poemas por alunos e professores da escola em diferentes espaços (Biblioteca, Sala dos Professores e Polivalente);
- Exposição de Acrósticos realizados por alunos do 7º ano;
- Mostra de literatura portuguesa e estrangeira na Biblioteca;
- Apresentação oral de obras lidas e seleccionadas por alunos;
- Debate à volta da importância da leitura: audição de um excerto radiofónico da autoria de Pacheco Pereira; leitura de excertos do livro A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón;
-História e Origem do Chá - Excertos da PAP do aluno: Carlos Gonçalves do 12º H (Curso Profissional de Restauração);
- Chá com livros (professores, funcionários e encarregados de educação conversam sobre livros).









Exposição de Acrósticos


Sala dos Professores


Polivalente







Esta actividade teve o apoio da Pantir.







A Biblioteca agradece a participação de todos e conta convosco para as próximas actividades.

PARABÉNS!



quinta-feira, março 04, 2010

Concurso Nacional de Leitura-Porto

Na Quarta-feira (3 de Março), a Márcia (10ºC), a Iolanda (7º G), a Francisca (8º D) e a Joana (9ºF) participaram na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura (prova escrita) - Biblioteca Almeida Garrett no Palácio de Cristal - Porto



PARABÉNS!